....
....
23/01/2018

Após chuvas em 83 cidades da Paraíba, Boqueirão ultrapassa os 10%, volume que não registrava há 2 anos


As fortes chuvas que foram registradas nos últimos dias em cidades que geram volume para o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, acabaram por ampliar o volume armazenado no manancial. Segundo dados oficiais do DNOCS, órgão que administra o açude, Boqueirão acabou de ultrapassar a barreira dos 10% de volume armazenado.

A última vez que Boqueirão apresentou volume de 10% de sua capacidade foi no mês de março de 2016, há quase dois anos, portanto. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba - Aesa, Boqueirão atingiu a marca de 41.273.510 metros cúbicos de água nesta segunda-feira (22), o que equivale a 10% de sua capacidade total.



Ainda segundo o Dnocs, o aumento na lâmina de água, desde que Boqueirão passou a receber água da transposição, no dia 18 de abril do ano passado, foi de 5,89 metros, o que corresponde a um aporte hídrico de 29.299.450 metros cúbicos de água. Só nas últimas 24 horas, segundo a Aesa, Boqueirão ganhou 2 centímetros de água nova em sua lâmina d'água.

Quando as águas da transposição começaram a chegar ao Açude Epitácio Pessoa, o manancial estava com apenas 2,9% de sua capacidade de armazenamento. Isso quer dizer que, de lá prá cá, o açude ganhou mais de três vezes a quantidade de água que tinha, na época.

Nas últimas horas a Aesa registrou chuvas em 83 cidades da Paraíba - Carlos Magno.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas