....
....
06/01/2014

Economista diz que inchaço na folha de pessoal do estado gerará queda nos investimentos da Paraíba em 2014


O consultor da Datamétrica e professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Carlos Magno Lopes afirmou, em recente entrevista concedida ao Jornal da Paraíba, que haverá uma retração de investimentos na Paraíba em 2014. Um dos motivos, segundo ele, é o peso dos gastos do governo com pessoal o que irá retrair os investimentos do Estado com recursos próprios.

 

Para o economista, este fato irá contribuir para um desempenho tímido da economia paraibana este ano. Ainda de acordo com o professor, o Produto Interno Bruto – PIB paraibano irá crescer menos do que em 2011, último ano divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quando a Paraíba apresentou alta de 5,7%.


 Economista da UFPE prevê queda nos investimentos na Paraíba para este ano


Para Carlos Magno Lopes, o Governo do Estado terá dificuldades em investir na Paraíba, devido ao peso dos gastos com pessoal. “O Poder Público Estadual terá pouco recurso para investimentos próprios, o comércio tenderá a crescer menos que em 2013 e a indústria não deverá decolar”, afirmou.

 

Na Paraíba, a relação entre a despesa total versos os gastos com pessoal, dividida pela receita corrente, foi de 53% em 2012, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal só permite um índice máximo de 49%.

 

Carlos Magno disse ainda que outros fatores, aliados ao peso da máquina estatal, também contribuirão para a retração da economia paraibana em 2014, a exemplo da perda da produção agrícola em decorrência da seca e o baixo desempenho da indústria.

 

Do Blog Carlos Magno