....
....
13/02/2018

Código secreto do iPhone vaza na internet. Apple confirma vazamento. Veja o que pode ser afetado para usuários


Um segredo muito bem guardado da Apple foi divulgado na internet: a chave para iniciar o sistema operacional de alguns dos seus telefones e tablets.

A empresa confirmou que uma parte crítica do código fonte do sistema iOS, conhecido por iBoot e usado por iPhones e iPads, vazou e ficou exposta no GitHub - uma página da internet onde desenvolvedores publicam seus códigos.

O vazamento só foi revelado há poucos dias, mas a informação já estava circulando havia pelos menos quatro meses. Com a descrição "propiedade da Apple Inc., confidencial e patentado", também foi compartilhada no Twitter e no Reddit, um agregador de notícias.



Segundo o especialista em segurança digital Jonathan Levin, que trabalhou no desenvolvimento do software da Apple, esse "é o maior vazamento da história" da empresa.

O que é o iBoot?

Trata-se de um código elaborado pela Apple para fazer funcionar os iPhones e iPads. Ele permite o início seguro do sistema operacional. Serve também para recuperar um aparelho iOS. Por isso, o vazamento do iBoot pode servir a hackers para descobrir possíveis falhas de segurança no sistema.

Os dados que foram expostos no GitHub pertencem especificamente ao sistema operacional iOS 9, lançado em 2015 - ainda que também contenham informação de 2016. Segundo a Apple, 93% dos seus usuários utilizam o iOS 10 ou iOS 11 (a versão mais recente). Ou seja, no caso desses usuários, o segredo dos códigos está mantido.

A Apple, que nunca publicou dados do tipo, assegurou que o vazamento não afeta a segurança de seus dispositivos. Em um comunicado, explicou que a segurança dos seus iPhones não depende do segredo de seus códigos e acrescentou que sempre recomenda a seus clientes que mantenham o sistema operacional atualizado.

"O que vazou é um código antigo, de três anos atrás. O design de segurança dos nossos produtos não depende do secretismo dos nossos códigos fontes. Existem muitas camadas de proteção de hardware e software", disse a companhia, em 7 de fevereiro.

Apesar disso, a Apple exigiu que o GitHub apague o conteúdo.

A joia da coroa

No entanto, Alan Woodward, do departamento de computação da Universidade de Surrey, do Reino Unido, afirma que é "extraordinário" que o código tenha sido revelado. "O código fonte do sistema operacional de uma empresa é como a joia da coroa, que é guardada com muito cuidado", afirmou.

Investigadores de segurança e hackers analisaram e estudaram o código da Apple para verificar se há vulnerabilidades. Mas o simples fato de que qualquer um possa ver o código que inicia os iPhones levanta suspeita sobre o surgimento de falhas de segurança e possíveis ataques de hackers.

"Se não há nada ruim no código, então não importa que tenha sido divulgado. Mas a Apple deveria estar preocupada porque, se alguém se apoderou desse código, que outras coisas também pode ter?"

Não se sabe exatamente quem foi responsável pelo vazamento. Segundo o site Motherboard, um ex-empregado da Apple teria compartilhado a informação com cinco amigos. Dali, o código se espalhou.

"Ainda que publicar o código fonte não coloque ninguém em perigo, facilita para os hackers a tarefa de explorar falhas", explica Chris Williams, chefe da revista digital de tecnologia The Register. "Porém, não está claro como isso afeta aparelhos que usem a última versão do sistema operacional. Algumas partes (desse código) poderiam estar presentes no iOS 11".

Mas ele pondera: "Por enquanto, não entrei em pânico" - BBC Brasil.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas