....
....
08/01/2014

Artigo: O que esperar de Luis Torres na comunicação do governo Ricardo Coutinho?


Conheço Luís Torres há algum tempo. É certo que nunca tive uma amizade muito próxima com ele, até pela distância física: Luís mora em João Pessoa e eu em Campina Grande. Mas, sempre nos encontramos ou mantemos contato telefônico. E quando isso acontece, o clima é sempre cordial.

 

Luís é um cara educado, tem um texto argumentativo de destaque, é bem antenado, bem informado, bem articulado. Agora chegou a vez de conhecer seus atributos como homem de comunicação de um governo.

 

Os primeiros movimentos de Luís na comunicação governamental já mostram que ele está decidido a marcar um novo tempo na relação governoimprensa. Uma relação que, diga-se, não foi muito boa nos três primeiros anos do governo Ricardo Coutinho. Com exceção – em parte – da época de Nonato Bandeira, que tinha competência na comunicação, mas também pecou um pouco na desproporcionalidade na distribuição da verba publicitária do governo e na desatenção com a imprensa de algumas cidades.


 Jornalista Luís Torres, novo Secretário de Comunicação da Paraíba


Quem já conversou com Luís nesta nova fase profissional de sua vida sabe que ele está decidido e quer maçar seu período como o homem de comunicação que harmonizou esta relação. E a tarefa não é fácil...

 

Em Campina Grande, por exemplo, a imagem que a comunicação do governo Ricardo tem é a de que há um privilegio de João Pessoa no repartir das verbas de publicidade. Por aqui circulam histórias de gente que se dá muito bem na capital e que, em Campina, só aparecem as migalhas.

 

Tem gente em Campina Grande que penou bastante, deu várias viagens a João Pessoa, se articulou com deputados e secretários, na tentativa de um mísero contrato de publicidade para seu site, blog, programa radiofônico, emissora, jornalzinho... E volta de João Pessoa com a certeza de que foi atendido mais pela insistência do que pela atenção do governo.

 

E, mesmo depois de fechar um contrato, as dificuldades de acesso às informações estatais continuam as mesmas. Tem jornalista em Campina Grande que nunca recebeu um release do governo. Foto? Áudio? Nem pensar...

 

Então, partindo do princípio de que Luís Torres é um cara educado e atencioso, já vejo horizontes bem melhores para esta relação. E se tem uma coisa que Luís sabe trabalhar é com a informação. E deves saber trabalhar bem com dinheiro também...

 

O certo é que Luís terá muito trabalho para tentar mudar, em um ano, a imagem negativa que o governo Ricardo Coutinho conquistou nos três anteriores. Sobretudo em em João Pessoa e Campina Grande, os dos principais colégios eleitorais do estado, e nas cidades mais interioranas também, onde as dificuldades de logística para o repasse da mensagem estatal são naturais.

 

Além disso, outra dificuldade é saber das limitações orçamentárias que o governo terá para a utilização da verba publicitária em um ano eleitoral.

 

O pote é pesado, mas se ele pegou na rodilha...

 

Do Blog Carlos Magno