....
....
19/02/2018

Alerta de perigo potencial de chuva forte em toda a Paraíba: aplicativo pode prever tempestades. Veja como baixar


Com os sucessivos alertas de perigo potencial de chuvas fortes em toda a Paraíba, uma ferramenta pode ser muito útil para se saber, com antecedência, a ocorrência de enxurradas e temporais que possam provocar danos. Trata-se do SOS Chuva, um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

O aplicativo SOS Chuva permite a previsão imediata de chuvas e tempestades. A ferramenta pode ajudar a população a se prevenir nos casos de chuvas intensas.



Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS), o aplicativo oferece funcionalidades como a possibilidade de aplicar filtros à pesquisa, para que o usuário obtenha avisos sobre tempestades nos minutos seguintes e em determinada distância. Além disso, é possível fazer alertas de chuvas.

"O objetivo principal do aplicativo é levar a informação do tempo diretamente ao usuário. Se a informação chega com rapidez, o usuário pode tomar a decisão", afirma o pesquisador Luiz Machado, do Inpe.

O quantidade de vítimas e os prejuízos causados por chuvas intensas são altíssimos no Brasil. A ideia do projeto é prever eventos extremos em curto prazo e disponibilizar informações precisas para que a população possa se prevenir, conseguir preservar bens materiais e evitar danos maiores com deslizamentos e inundações - Com informações do site do Governo Federal.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas