....
....
27/02/2018

Chuvas no Cariri: Açude de Boqueirão ganha mais de 3 milhões de metros cúbicos de água nova em apenas 2 dias


O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, já apresenta um volume de 49.427.429 metros cúbicos de água armazenada, o que representa, exatos, 12,01% de sua capacidade total. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, órgão que administra o manancial.

Os dados do DNOCS mostram que, desde que o Açude Epitácio Pessoa começou a receber água da transposição, já houve um aporte hídrico de 37.453.369 milhões de metros cúbicos de água, o que provocou um aumento na lâmina d?água do açude de 6,92 metros.



Só nas últimas 24 horas, com a chegada das águas da transposição, e, sobretudo com a água proveniente das chuvas caídas desde a última sexta-feira (23) em cidades do Cariri paraibano, houve um acréscimo de 9 centímetros na lâmina d'água do açude.

Considerando o aporte do final de semana, o açude saiu de pouco mais de 45 milhões de metros cúbicos de água, para os quase 50 milhões desta terça-feira. Em apenas dois dias, por exemplo, entre o sábado e a segunda, o açude ganhou mais de 3 milhões de metros cúbicos.

Os dados foram confirmados pelo meteorologista Isnaldo Cândido da Costa e pelo técnico do DNOCS Severino de Normandia.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas