PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




27/02/2018

Aesa confirma abertura de comportas para liberar água de Boqueirão para 14 cidades, 4 em colapso no abastecimento


O presidente da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba - Aesa, João Fernandes, confirmou nesta terça-feira (27) que as comportas do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, serão abertas para garantir o abastecimento de água de 14 cidades, a partir de um aporte de água na Barragem de Acauã.  Segundo ele, a decisão está em uma resolução conjunta da Aesa e da Agência Nacional de Águas - ANA.

De acordo com João Fernandes, o Açude Epitácio Pessoa encontra-se, hoje, com aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos de água armazenados e que, deste volume, cerca de 5 milhões de metros cúbicos serão liberados. Dentre as cidades que serão beneficiadas, quatro estão em colapso no abastecimento de água: Itatuba, Aroeiras, Gado Bravo e Ingá.



João Fernandes afirmou que a liberação não prejudicará Campina Grande e as outras 18 cidades que são abastecidas pelo Açude de Boqueirão. "Nós temos segurança hídrica hoje em Boqueirão, dada pela transposição. Hoje gastamos 2,3 metros cúbicos por segundo e recebemos entre 3,5 e 4 por dia. Então, estamos tranquilos e Campina Grande pode ficar tranquila também", afirmou.

A barragem de Acauã tem capacidade para 253 milhões de metros cúbicos de água, mas atualmente encontra-se apenas com pouco mais de 7 milhões (3,1% da capacidade total). A liberação dos 5 milhões de metros cúbicos seria apenas um 'aporte emergencial' para Acauã.

"Nós estamos usando uma água que vem de Pernambuco, chega a Monteiro e depois a Boqueirão e, agora, tem que chegar ao Baixo Paraíba para atender a quem, neste momento, está precisando. A água é para todos", afirmou o presidente da Aesa, João Fernandes - Carlos Magno.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno