....
....
15/01/2014

Denúncia de Tatiana sobre “recesso” em Unidades de Saúde de Campina está com a Promotoria dos Direitos da Saúde


A denúncia feita pela médica ortopedista Tatiana de Oliveira Medeiros, ex-secretária de Saúde de Campina Grande, sobre o “recesso” de 15 dias decretado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande nas Unidades de Saúde da cidade, no período de 20 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014 está com a Promotora dos Direitos da Saúde da cidade, Adriana Amorim de Lacerda.

 

Na denúncia, protocolada no último dia 06 de janeiro, Tatiana afirma que o “recesso” decretado pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) é inédito, pois nunca houve na cidade, em cerca de 20 anos de existência da estratégia de Saúde da Família. “Sabemos (...) que a prevenção e as doenças não tem recesso; que em 20 anos de existência da estratégia de Saúde da Família, na cidade de Campina Grande, não houve recesso de 15 dias”.
 
 Unidades de Saúde ficaram fechadas durante 15 dias em Campina Grande
 

Ela destacou, como médica, os prejuízos que a população teve com o recesso. “Sabemos que os pacientes crônicos, as gestantes que fazem pré-natais, que a dispensação de medicamentos de uso contínuo e que as intercorrências clínicas não podem ficar sem a devida assistência”.

 

Tatiana também alertou a promotora sobre a importância da estratégia de Saúde da Família, que é “a principal porta de entrada do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS), que 85% dos problemas de saúde da população se resolvem nas unidades básicas de saúde da família – UBSF, que os princípios da universalidade, equidade, da atenção e da integralidade das ações devem ser voltados para a permanente defesa da vida dos cidadãos”.
 
Foto da propaganda das Tintas Lux na UPA de Campina Grande: ilegalidade?
 Foto da propaganda das Tintas Lux na UPA de Campina Grande: ilegalidade?
 
Propaganda pode ser ilegal - A ex-gestora da Saúde na cidade também questionou da Promotoria da Saúde a legalidade de uma publicidade das Tintas Lux feita pela Prefeitura na fachada da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. “Espaços e bens públicos com mídia provada?”, questiona Tatiana, na denúncia.
 
Veja a íntegra da denúncia feita pela ex-gestora da Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, à Promotoria da Saúde da cidade:
 
Reprodução da denúncia feita por Tatiana à Promotoria da Saúde de Campina Grande
 Reprodução da denúncia feita por Tatiana à Promotoria da Saúde de Campina Grande
 

Do Blog Carlos Magno