....
....
02/03/2018

Câmara de Campina Grande aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras


A Câmara de Campina Grande aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução nº 068/2017, do vereador Olimpio Oliveira, que cria a Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras. O principal objetivo da Frente Parlamentar é o de atuar na articulação para superar os obstáculos enfrentados pelos portadores de Doenças Raras para o acesso aos medicamentos, tratamentos e pesquisas.

A inspiração da criação da Frente Parlamentar é a luta de jovens como Laissa Guerreira e Patrick Dorneles, os quais participaram, no dia 14 de novembro, de uma Audiência Pública proposta pelo vereador Lucas Ribeiro, que aconteceu de forma conjunta envolvendo a Câmara Municipal de Campina Grande e a OAB Subseção-Campina Grande, onde foram debatidos os obstáculos enfrentados pelas pessoas com doenças raras.



"Na oportunidade, lançamos a ideia da criação de uma Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, cuja ideia foi acolhida por todos os presentes, especialmente, pelos familiares e pelos portadores de doenças raras" explicou Olimpio.

O conceito de Doença Rara (DR), segundo a  Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma.



Após a provação da criação da Frente Parlamentar o próximo passo será a coleta das assinaturas de adesão dos vereadores que pretendem participar da Frente. O vereador Olimpio Oliveira disse que irá organizar, dentro da maior brevidade possível, juntamente com a vereadora Ivonete Ludgério, presidente da Câmara, a instalação oficial da Frente - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas