....
....
05/03/2018

Governo do Estado programa atividades de saúde no mês da mulher na Paraíba. Veja o calendário


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), programou para todo o mês atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O cronograma das ações começou nessa quarta-feira (28) com a reunião técnica para apresentação da proposta de qualificação da Rede de Atenção Obstétrica do Estado, em parceria com o Círculo do Coração.

A abertura oficial acontece na próxima sexta-feira (9), às 9h, na sede da SES, com lançamento de exposição fotográfica coletiva 'Nascer' e roda de diálogo sobre violência contra mulher e apresentação musical. As atividades focam em saúde da mulher de maneira mais abrangente e complexa, abordando sempre a temática do empoderamento da mulher.



"O mês de março tem um significado muito especial porque remete à luta das mulheres por igualdade de gênero, pelo combate à violência física e psicológica, além de uma série de questões relacionadas às conquistas da população feminina. A saúde não é apenas a ausência de doença, é preciso ter essa consciência. Com as ações programadas para este mês, queremos lembrar também das batalhas contra o machismo, sexismo e o feminicídio, por exemplo", pontuou a gerente executiva de Atenção à Saúde, Patrícia Assunção.

Programação

No dia 13 de março, na SES, serão ofertados serviços de saúde (glicemia, pressão arterial, testes rápidos, vacinas), além de rodas de diálogos sobre violência contra a mulher e saúde das mulheres.

No dia 22, também na SES, serão disponibilizados serviços como auriculoterapia e reiki (equipe do Complexo Juliano Moreira), além de novos debates sobre violência contra a mulher e saúde das mulheres.

No dia 26, às 9h, no auditório da PBTur, acontece o Fórum ampliado de Saúde das Mulheres. Participam as gestoras de políticas para mulheres dos municípios, técnicas de Saúde das Mulheres dos municípios, integrantes do grupo condutor da Rede Cegonha, comitê técnico de saúde da população negra e movimentos sociais.

Já no dia 27 de março, no Hospital de Trauma de João Pessoa, às 14h, será realizada uma reunião técnica de apoio à construção do Fórum sobre Violência contra as Mulheres. Participam trabalhadoras de saúde, gestoras e profissionais da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.

Está previsto na programação, também, o Seminário sobre Saúde das Mulheres Negras e Indígenas, às 13h, no município do Conde.

Durante todo o mês serão feitas oficinas de artesanato em papel (com as servidoras da SES), desenvolvidas ações com equipes do sistema prisional e, ainda, atividades no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas