....
....
05/03/2018

Boqueirão bate recorde e recebe mais de 10 milhões de m3 de água nova em dois dias. Aporte acima da média vai continuar


Desde que Campina Grande começou a vislumbrar a possibilidade do fim do racionamento de água na cidade, com a chegada das águas da transposição ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, esta é a primeira vez que o manancial recebe um grande aporte de água em tão pouco tempo. Em 48 horas, Boqueirão recebeu mais de 10 milhões de m3 de água, volume muito, mas muito acima da média dos últimos dias.

Para se ter uma ideia, do sábado (03) para o domingo (04), Boqueirão passou de um volume de 50.960.831 m3 de água para 56.451.065 de m3, um aumento no volume de, exatos, 5.490.234 m3. Nesta segunda-feira (05), o volume já estava em 61.111.865 de m3, ou seja, 4.660.800 m3 a mais. Somando-se os dois dias, temos um aporte de 10.151.034 m3 de água nova.



Em termos percentuais, o Açude Epitácio Pessoa passou de 12,4% no sábado, para 14,8% na segunda-feira - um aumento de 2,4 pontos percentuais, nos dois dias. Esse aporte é fruto das últimas chuvas caídas em municípios que ficam entre a região da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e a própria cidade de Boqueirão.

Todos estes dados são do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - Dnocs, repassados ao Portal Carlos Magno pelo meteorologista Isnaldo Cândido da Costa e pelo técnico do Dnocs Severino de Normaldia (Nanan).

A boa notícia é que todas as previsões apontam que as chuvas devem continuar fortes nestas cidades, o que significará mais aporte de água nova em Boqueirão. Nós vamos ficar torcendo e, claro, de olho, atentos, para bem informar nossos leitores - Carlos Magno / Fotos: Rosalva de Normaldia.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas