....
....
08/03/2018

Paraíba é o 5º Estado que mais aumentou investimentos na segurança pública, segundo dados do Tesouro Nacional


A Paraíba é o quinto Estado do Brasil que mais aumentou investimentos na área de Segurança Pública no período de 2015 a 2017. Os dados constam nos relatórios do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público da Secretaria do Tesouro Nacional, que foram destacados em reportagem esta semana no jornal Folha de São Paulo (CLIQUE AQUI).

De acordo com a reportagem, de 2015 a 2017, os investimentos da Paraíba na área da Segurança Pública cresceram 16%, enquanto Estados como Rio de Janeiro e São Paulo fizeram cortes em seu orçamento. O Rio de Janeiro, inclusive, lidera a lista dos 11 Estados que mais cortaram investimentos em números absolutos, sendo o segundo em termos percentuais, conforme a matéria da Folha.



Os dados divulgados pela Folha de São Paulo indicam ainda que a Paraíba foi o terceiro Estado do Nordeste que mais aumentou investimentos na área da Segurança Pública em termos percentuais.

Entre os investimentos realizados no ano passado pela Paraíba destaca-se a primeira etapa da implantação do novo sistema de rádio comunicação digital adquirido para uso das forças de segurança pública, que representa um investimento total de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo federal, proporcionando uma comunicação segura e de qualidade.

Os dados revelados na reportagem da Folha estão refletidos nas estatísticas exibidas pelo Estado nos últimos anos, principalmente nos índices de criminalidade: A Paraíba é o único estado da Federação a registrar seis anos consecutivos de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) (2012 a 2017), o processo continuado mais duradouro do País. A redução acumulada nessa taxa de CVLIs alcançou 28%, sendo a maior redução percentual do Nordeste.

Também pode-se lembrar de que no período de 2003 a 2010, a taxa de CVLIs aumentou de 17% para 42%. Em 2011, a Paraíba tinha a 3ª pior taxa de homicídios do País, com 44,3 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2016, houve um grande salto de redução e o Estado chegou a 13ª posição, com 33,5. E, em 2017, chegou a 31,9.

Ainda nesse período, a Paraíba registrou a menor taxa de latrocínios do Nordeste (0,94); a 4ª menor taxa do Brasil de mortes por confronto policial; a 4ª menor taxa do Brasil de CVLI's contra mulheres, com uma redução acumulada de 51%; a 3ª maior taxa do País de apreensões de armas (21 mil armas de fogo apreendidas, uma média de 9,5 armas tiradas de circulação por dia) - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas