....
....
08/03/2018

Ricardo lança campanha, cria delegacia e divulga atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quarta-feira (7), no Palácio da Redenção, a campanha publicitária 'Pela Vida das Mulheres ? Decisão e Participação', também criou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Queimadas, e liberou R$ 146 mil em créditos para 26 empreendedoras da Linha Empreender Mulher. Ele ainda empossou os membros do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM) e divulgou uma série de atividades em homenagem às mulheres.

Na oportunidade, Ricardo Coutinho também entregou kits do projeto Mandala para trabalhadoras rurais; lançou o edital do concurso de Redação com o tema 'Pela Vida das Mulheres'; lançou o Pronatec voltado para mulheres e anunciou a implantação da Escolinha de Futebol de Campo e Futsal Feminino, para meninas de 12 aos 20 anos.



De acordo com Ricardo Coutinho, o Governo do Estado tem se dedicado muito a formulação de políticas públicas voltadas para a mulher. "Criamos a Casa abrigo Aryane Thais, para acolher mulheres vítimas de violência; implantamos o Empreender Mulher; o projeto SOS Mulher; diversas delegacias especializadas foram criadas, enfim há uma sintonia no sentido de construir uma sociedade em que os direitos sejam iguais. Este mês de março consolida as ações com uma série de atividades voltadas para as mulheres paraibanas", afirmou o governador.

A gerente executiva de equidade de gênero da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Elinaide Carvalho, lembrou que esta é a oitava edição da campanha do mês das mulheres, sendo uma continuidade do compromisso do Governo do Estado em desenvolver ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.



"É um calendário extenso com atividades culturais, como shows, ciranda, mostras de teatro e cinema, além de capacitações com profissionais que atuam nas polícias, atividades voltadas para as mulheres nas cidades em parceria com as prefeituras. Também teremos atividades esportivas, cursos do Pronatec para mulheres e outras ações", explicou Elinaide Carvalho.

A coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maísa Félix, frisou que a criação de uma nova delegacia é fundamental, porque representa a afirmação das políticas desenvolvidas em prol da mulher para evitar qualquer tipo de violência. "A Delegacia da Mulher em Queimadas vai atender praticamente 15 municípios da região e será mais um reforço no combate à violência contra as mulheres", garantiu.



Durante a solenidade, mulheres que passaram por alguma situação de vulnerabilidade social assinaram contratos do Empreender Mulher para fomentar seus negócios. "Temos o exemplo de uma mulher que era catadora de lixo, foi agredida pelo marido, mas agora, após passar pelo treinamento do Empreender, vai se tornar vendedora. Estamos dando a oportunidade para que essas mulheres possam ter seu sustento e se libertem de casos de vulnerabilidade", pontuou a secretária executiva do Empreendedorismo, Amanda Rodrigues.

Márcia Dornele, que representa o Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Social , tomou posse como membro do Conselho Estadual de Direitos da Mulher. "Para nós mulheres, esse espaço é de extrema importância, porque foi conquistado com muita luta. O Conselho representa um ambiente de empoderamento, formação e troca de informações sobre as necessidades e os desafios da mulher", afirmou.



Para a deputada estadual Estela Bezerra, a mulher tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade e por isso precisa ser, cada vez mais, valorizada. "O empoderamento das mulheres é um grande desafio, mas a Paraíba está avançando muito com políticas públicas variadas que trazem novas perspectivas de vida e mais proteção para as mulheres", observou.

A agricultora Maria da Conceição é de Rio Tinto e foi uma das contempladas com um kit para trabalhadoras rurais. "A gente só precisa de um apoio e este apoio chegou na hora certa. Esse kit da Emater vai facilitar a produção. Eu trabalho com vários produtos: macaxeira, inhame, plantas medicinais e outros", comentou - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas