....
....
10/03/2018

Ricardo entrega escola e Unidade Básica de Saúde para atender 770 famílias do Residencial Itatiunga, em Patos


O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta sexta-feira (9), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady e Ágaba e uma Unidade Básica de Saúde para atender as 770 famílias do Residencial Itatiunga, na cidade de Patos. Os equipamentos representam mais de R$ 2 milhões de investimento. Na ocasião, também foram entregues 136 certificados de cursos profissionalizantes, como de  confeiteiro, padeiro e pizzaiolo, realizados pelos moradores, por meio de parceria do Governo do Estado com o Senai. Deputados estaduais, lideranças da região e auxiliares do Governo estiveram presentes.

Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho lembrou que o Residencial Itatiunga está completando dois anos de existência e recebe importantes equipamentos. "É preciso olhar habitação com um conceito que inclua escola, acesso à educação, à saúde, além da infraestrutura. Este Residencial representa exatamente isso, uma obra feita pela Cehap com ruas pavimentadas, escola e Unidade de Saúde. O Governo fez a sua parte e hoje o Residencial Itatiunga está completo com os equipamentos essenciais para a população", destacou.



O governador também ressaltou o papel da habitação para as famílias e afirmou que, em breve, Patos ganhará um Condomínio Cidade Madura. "Uma família que não tem onde morar começa a se desestruturar, porque a moradia é sinônimo de unidade familiar. Quero também dizer que vamos autorizar a construção do Cidade Madura de Patos. Este condomínio fechado voltado para a terceira idade também faz parte da política de habitação do Estado", pontuou.

"Este Residencial completa dois anos e recebe duas obras importantes, a escola e a Unidade Básica de Saúde. Isso faz parte de uma política de habitação com habitabilidade, ou seja, não é só entregar a moradia, mas oferecer os equipamentos necessários para o bem estar do povo", observou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, a escola e a unidade de saúde serão entregues à Prefeitura Municipal de Patos para que sejam equipados e colocados em funcionamento. "Estamos entregando educação, saúde e perspectiva de emprego para os moradores deste local. A Prefeitura vai receber os equipamentos conforme o convênio firmado com a Cehap e tomará conta dos espaços", explicou.



O vice-prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, destacou a importância das ações em prol dos moradores do Residencial Itatiunga. "Esta localidade recebe hoje mais duas obras, premiando dois pilares fundamentais: a educação e a saúde. O povo do Residencial Itatiunga, certamente, será muito beneficiado com a chegada dessas duas ações", frisou.

A Escola Sady e Ágaba tem 968,12 m² de área construída. Possui seis salas de aula, três salas para laboratórios, sala de professores, arquivo, diretoria, banheiros e outras dependências. Já a Unidade Básica de Saúde possui recepção, consultórios de atendimento, consultórios odontológicos, sala de farmácia, de enfermagem, sala de imunização, copa, entre outros ambientes.

O presidente da Associação dos Moradores do Residencial Itatiunga, Gilson Monteiro, agradeceu pelas ações do Governo do Estado em benefício das famílias da localidade. "Agora além da moradia, temos uma escola padrão, com seis salas de aula e que vai oferecer uma estrutura de qualidade para os estudantes do Residencial. Também estamos muito gratos pela Unidade de Saúde que vai facilitar o atendimento médico para a população. Não tem presente melhor para os moradores, do que essas duas obras", comemorou.



Cristiane Lucena fez o curso de pizzaiolo pelo Senai e recebeu seu certificado. Ela comentou que está satisfeita com o curso e muito feliz pela inauguração da escola, já que seus filhos vão poder estudar perto de casa. "Eu fico com o coração na mão em saber que meus filhos têm que pegar transporte escolar para irem à escola. Agora as coisas vão melhorar, porque teremos uma escola funcionando aqui no Residencial", comentou.

"A situação aqui é difícil, porque só tem um cuidador para olhar as crianças quando elas vão para a escola, deixando as mães muito preocupadas. Essa escola aqui no Residencial é um sonho para todos nós. Eu tenho uma filha de oito anos que vai estudar aqui. Outra coisa muito importante é o atendimento médico. Agora vamos ter médico e dentista bem pertinho de casa", comemorou a dona de casa Francisca Auxiliadora - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas