....
....
13/03/2018

Caminhada Penitencial da Diocese de Campina Grande acontece neste domingo, dia 18, e deve reunir cerca de 40 mil fiéis


Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na 20ª Caminhada Penitencial da Diocese de Campina Grande, que acontece neste domingo, dia 18 de março. Da Catedral de Nossa Senhora da Conceição até o Convento Santo Anto Antônio de Ipuarana, Lagoa Seca, são 11 km de um percurso marcado pela fé. A Concentração na Catedral começa às 5h30 com a Santa Missa. Às 6h10 a Caminhada será iniciada.

O Padre Luciano Guedes, Vigário Geral e Pároco da Catedral, explica que o ato de caminhar, para os Cristãos, é um sinal de comunhão com a história do povo de Deus. "Peregrinar, na tradição cristã, significa viver a própria fé como um caminho que se faz para Deus. Israel caminhou, os discípulos caminharam... a Igreja caminha na História. Portanto, a procissão, o caminho, a vida é naturalmente uma expressão importante do nosso modo de ser filhos e filhas de Deus", explica.



O Percurso da Caminhada Penitencial permanece o mesmo: saída da Av. Floriano Peixoto (em frente à Catedral), Av. Manoel Tavares e BR 104 até o Convento. As recomendações são para que os fieis ocupem sempre apenas um lado das avenidas e da BR, assim como também é sempre orientado que a Caminhada não seja feita passando nas vias do Viaduto Elpídio de Almeida.

O Padre Van Victor, da Catedral, em entrevista à TV Paraíba, pediu para que os fieis que vão participar da Caminhada vistam a cor branca e meditem o tema da Campanha da Fraternidade sobre a Cultura da Paz.

Aspectos da Caminhada Penitencial

A Caminhada Penitencial é um evento que marca o Tempo da Quaresma, período em que a Igreja recomenda uma intensificação na vida de oração, recomenda o jejum e indica caminhos para uma mudança de vida (conversão). Durante a Caminhada o silêncio deve ser respeitado, para que os fieis que participam possam viver o momento com o verdadeiro propósito proposto.

Pe Luciano Guedes reforça que o silêncio deve partir do coração dos participantes, e que, para a condução da caminhada, é necessário o som que propaga as orações e os cânticos. "Uma maneira bonita de fazer a Caminhada é guardando o recolhimento interior. Evidentemente vamos cantar, pronunciar palavras, textos e orações coletivas. Porém, tudo feito com espírito de contemplação e fé, evitando euforia e dispersão".



O sacerdote orienta: "o tom de voz, a sobriedade, o olhar... são formas de disciplinar nosso corpo, para que ele seja neste tempo de penitência, o espaço onde Deus fala e nós O escutamos" - Texto: Márcia Marques/Pascom-Diocese / Foto: Carla Miranda.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas