....
....
23/01/2014

João Pessoa e Campina crescem no ranking mundial da violência e governador só pensa em política e alianças


Nos últimos dias o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) tem dedicado seu tempo precioso de gestor estadual para fazer política. Segundo o noticiário paraibano, as preocupações com a renovação da aliança política para as Eleições 2014 estão gerando dores de cabeça para o governador, que tem tentado articular a manutenção da aliança que o elegeu em 2010 em sucessivas reuniões e contatos.

 

Enquanto isso, os paraibanos assistem, aterrorizados, à divulgação dos dados mais recentes do ranking brasileiro e mundial da violência, cujos dados foram anunciados esta semana, colocando as duas principais cidades paraibanas – João Pessoa e Campina Grande – em posições de destaque entre as mais violentas.


Segundo o estudo, divulgado pela Organização Não Governamental – ONG Seguridade, Justiça e Paz, que tem sede no México e pesquisa índices de violência no mundo inteiro, as duas cidades paraibanas cresceram assustadoramente nos últimos anos no ranking que atesta as cidades mais violentas em todo o mundo e em cada país, de forma separada.

 

No ranking brasileiro, João Pessoa aparece na vergonhosa posição de 3º lugar, perdendo apenas para Maceió e Fortaleza. Já Campina Grande, que no ranking nacional anterior não chegou nem a figurar entre as cidades listadas, agora aparece em 9º lugar. Já no ranking mundial, João Pessoa foi considerada a 9ª cidade mais violenta do mundo, enquanto Campina Grande apareceu na 25ª posição.

 

Segundo reportagem publicada no Jornal da Paraíba, “a entidade levou em consideração a proporção entre o tamanho da população e a quantidade de homicídios dolosos, registrados em 2013 em cidades com mais de 300 mil habitantes e divulgou lista com as 50 com o maior índice de crimes deste tipo no mundo”.

 

Veja as tabelas:

 

 Ranking nacional e internacional com as cidades mais violentas do Brasil e do mundo

(fonte: Jornal da Paraíba)


Do Blog Carlos Magno