....
....
24/03/2018

Morre policial que se ofereceu para ficar em lugar de refém, durante ataque de terrorista a supermercado na França


O tenente-coronel francês Arnaud Beltrame se entregou à Radouane Lakdim, o jihadista que atacou um supermercado de Trèbes, perto de Carcassone, nesta sexta-feira (23), para salvar um refém, mas foi gravemente ferido. Levado para o hospital, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu neste sábado (24).

O caso provocou uma grande comoção no país. O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que o policial de 45 anos morreu como um herói e merecia o "respeito e a admiração de toda a a nação". Em um comunicado, Macron acrescentou que o tenente "provou ter uma coragem e uma abnegação excepcionais".



O ministro do Interior francês, Gérard Collomb, também publicou um tweet onde homenageia o policial. "Morto pela pátria. A França não se esquecerá de seu heroísmo, sua bravura, seu sacrifício". Nas redes sociais, milhares de franceses também prestaram homenagens.

Antes de se entregar ao autor dos ataques, que já havia atirado em duas pessoas, o policial deixou seu celular ligado em cima da mesa. Com isso, a tropa de elite antiterrorista francesa pode ouvir o que estava acontecendo dentro do supermercado. A intervenção, que culminou na morte do agressor, aconteceu no momento em que os agentes ouviram tiros, desferidos contra o tenente francês. Durante a operação, mais dois policiais ficaram feridos.

Com a morte do policial, o número de vítimas no ataque terrorista desta sexta-feira sobe para quatro mortos e 15 feridos. Casado e sem filhos, Arnaud Beltrame havia obtido a condecoração da ordem nacional do Mérito.

Segundo o jornal local La Dépêche du Midi, ele havia participado em dezembro de um exercício simulando um ataque em massa em um supermercado. Esse tipo de treinamento se tornou comum na França desde os atentados de 2015 e a instauração do estado de emergência.

Motivação do Ataque

O atentado teve três etapas, segundo informações do Procurador de Paris, François Moulins. Primeiro, o jihadista roubou um automóvel em Carcassonne, matando o passageiro e ferindo o motorista. Um pouco mais longe, disparou e feriu um policial que corria com outros agentes perto de um quartel.

Alguns minutos mais tarde, às 11h15 locais, entrou no supermercado de Trèbes e matou um funcionário e um cliente. No estabelecimento havia cerca de 50 pessoas, segundo Molins. O agressor disse estar "disposto a morrer pela Síria" e pediu durante os ataques "a libertação dos irmãos", segundo Moulins.

A polícia francesa agora tenta entender quais as motivações do jihadista. Radouane Lakdim, um francês nascido no Marrocos (em Taza, norte), de 25 anos. Ele estava sob monitoramento da polícia francesa, suspeito de radicalização islâmica e tinha passagens pela prisão por tráfico de drogas. Liberado, voltou a ser vigiado, mas não mostrou sinais "que pudessem indicar um passo à ação terrorista", ressaltou o procurador francês.

Entre os nomes que citou durante o ataque está, segundo uma fonte com acesso à investigação, o de Salah Abdeslam, único membro ainda vivo dos comandos que executaram os ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris, preso na capital francesa. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque por meio de sua agência de propaganda Amaq.

Nesta sexta-feira, a polícia também informou que a companheira do jihadista também foi detida - RFI.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas