....
....
24/03/2018

Veja a programação da Diocese de Campina Grande com celebrações e solenidades da Semana Santa


A Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante dentro do seu calendário Litúrgico. A Semana Santa marca os principais acontecimentos da vida de Jesus e que são celebrados até hoje dentro da tradição da Igreja. De Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, todas as Paróquias realizam as celebrações próprias deste tempo. Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, preside as celebrações na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

No dia 25 de março é celebrado o Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral, o momento é vivido com uma pequena procissão, que sai da Praça da Catedral para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h. Neste dia também acontece a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade. O dinheiro arrecadado será usado em projetos que estão sendo escolhidos e que trabalhem com o tema deste ano: 'Fraternidade e superação da violência'.



Na Quinta-feira Santa, dia 29 às 8h30, todo o Clero se reúne diante do bispo na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Esta Missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Após a missa, acontece a Vigília Eucarística até às 21h.

Na Sexta-Feira Santa, dia 30, a Catedral convida os fieis a participarem de três momentos celebrativos. Às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e,  às 12h, será rezado o Ofício da Agonia. À tarde acontece a Celebração da Paixão (não é Missa), às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

No Sábado de Aleluia, dia 31,  Dom Dulcênio preside, na Catedral, a Santa Missa às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. Uma noite cheia de simbolismo, que traz a luz e a água do batismo, sinais fortes da fé católica.

O Domingo de Páscoa é o dia que os católicos celebram a grande festa da Ressurreição. Na Catedral Dom Dulcênio preside a Santa Missa às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com Pe Luciano Guedes e os vigários da Catedral - Pascom/Diocese-CG.

Domingo de Ramos

25 de março

10h

Missa com Dom Dulcênio Fontes de Matos. A celebração tem início no Pátio da Catedral, para uma pequena procissão com os ramos para o interior da Igreja

Quinta-Feira Santa

29 de março

8h30

Missa dos Santos Óleos (Com todo o Clero da Diocese)

17h

Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

até 21h

Vigília Eucarística

Sexta-Feira Santa

30 de março

11h

Via-Sacra

12h

Ofício da Agonia de Jesus

15h

Celebração da Paixão do Senhor (Morte de Cruz) e, por volta das 16h, Procissão do Senhor Morto

Sábado de Aleluia

31 de março

20h

Missa de Aleluia

Domingo de Páscoa

01 de abril

10h, 17h e 19h30

Missa de Páscoa, a festa da Ressurreição (Dom Dulcênio preside a Missa das 10h)


Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas