....
....
23/01/2014

Servidores estaduais tiveram mais de 6% de perdas salariais no governo Ricardo Coutinho, segundo INPC


O presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviço Público da Paraíba, Fernando de Sousa está acusando o governador Ricardo Coutinho (PSB) de promover perdas salariais para os funcionários públicos, desde que tomou posse, em janeiro de 2011. Como parâmetro ele utiliza o INPCÍndice Nacional de Preços ao Consumidor, criado pelo IBGE com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores.

 

Segundo cálculos da entidade, as perdas acumuladas desde o início da gestão Ricardo Coutinho são superiores a 6%, conforme documento enviado à imprensa. No documento, a entidade faz um pedido público ao governador para que “se devolva em 2014 a mesma referência salarial comparada ao salário mínimo nacional”.


 

O INPC integra o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC, que efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).

 

O período de coleta do INPC estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 e 5 salários-mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões.

 

Do Blog Carlos Magno