....
....
23/01/2014

Educadores que irão trabalhar com crianças autistas na AMA Campina Grande participam de treinamento


Os professores e demais educadores que irão trabalhar com crianças autistas na AMAAssociação de Amigos do Autista de Campina Grande estão participando nesta semana de um treinamento realizado pela Somar – Recife, que reúne profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. O treinamento ocorre no Centro de Convenções Raimundo Asfora desde a última segunda-feira (20) e prossegue até esta sexta (24).

 

As atividades são relacionadas ao conhecimento das características da criança inserida no chamado Transtorno do Espectro Autista e das formas de ensino personalizado em um ambiente estruturado, objetivando proporcionar a estas crianças a sua inclusão social. O trabalho dos profissionais da Somar consiste em transmitir as técnicas dos principais métodos utilizados no mundo inteiro, com resultados cientificamente comprovados, no trabalho com as crianças autistas.


 Treinamento dos educadores que atuarão na AMA Campina Grande com crianças autistas


Estas técnicas fazem parte dos métodos TEACCH, ABA e PECS que são métodos comportamentais multidisciplinares e individuais que se caracterizam por atividades nas seguintes áreas: Ensino Estruturado, Comportamento, Atividade Motora, Atividades de Vida Diária, dentre outras. O treinamento é feito por cinco profissionais da Somar.

 

As atividades são coordenadas pelos seguintes profissionais: Luana Passos, Psicóloga; Roberta Monteiro, Psicóloga; Victor Eustáquio, Pedagogo; Alessandra Sales, Fonoaudióloga; e Lourival júnior, Educador Físico. Além dos educadores, o treinamento é acompanhado pelos pais e demais familiares das crianças.

 

Avaliação - Durante o treinamento, as crianças passaram por um avaliação feita pelos profissionais da Somar através do método PEP-R – Perfil Psicoeducacional Revisado, instrumento de medida da idade de desenvolvimento de crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação com a finalidade de avaliar o nível de desenvolvimento e o comportamento da criança nas áreas de desenvolvimento.

 

Como exemplo estão: imitação, percepção, coordenação olho – mão, motricidade fina, motricidade ampla, desempeno cognitivo e desempenho cognitivo verbal, e de comportamento: respostas sensoriais, interesse por materiais, afeto e linguagem. Cada área tem suas atividades especificas, totalizando 131 itens. A partir desta avaliação é montado o currículo individual de cada criança, para ser utilizado no tratamento.

 

A AMA Campina Grande será inaugurada no final de fevereiro, em data ainda a ser definida. A entidade funcionará na Rua José do Ó, nº 169, no bairro do Alto Branco. O prédio está passando por reformas e adaptações com o objetivo de proporcionar a estrutura ideal para o desenvolvimento das atividades.

 

Para custear as reformas e adaptações os pais e mães das crianças estão realizando uma rifa com bilhetes no valor de R$ 5,00 que dará direito à participação no sorteio de um iPad Mini, branco 3G wi-fi 16 GB, no dia 1º de fevereiro, na futura sede da AMA. As pessoas interessadas em adquirir uma rifa devem procurar uma das mães ou pais que estão engajados no projeto: Vânia (9971-6577 / 8717-3239), Adriana (9971-5702) ou Carlos Magno (9971-2331 / 8720-7870), Daglene (8803-6720), Carleusa (9127-5011), Márcia (8839-5608), Erick (9990-4641), Aldilene (8869-7652), Janaína ou Nelson (9978-0101) e Melânia (9829-4321).

 

Os pais também estão convidando empresas e pessoas interessadas em contribuir para o projeto social da AMA – Campina Grande, através de doações ou participação regular nos custos de funcionamento da entidade. Os interessados devem entrar em contato com qualquer um dos pais e mães das crianças, manifestando o desejo de colaborar com o projeto.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing