....
....
28/03/2018

Vereador Olimpio Oliveira quer que escolas e unidades de saúde de Campina tenham interpretes da Língua Brasileira de Sinais


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade requerimentos de autoria do vereador Olimpio Oliveira em que o parlamentar propõe a realização do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) direcionado aos profissionais da saúde e da educação do município.

Segundo Olimpio, o objetivo é capacitar os profissionais da saúde, em especial os que trabalham nas unidades de saúde, para proporcionar um acolhimento mais adequado aos usuários com deficiência auditiva, ou seja, o profissional capacitado irá eliminar os obstáculos que possam surgir no atendimento ao surdo na rede pública de saúde.



Desta forma, afirma Olimpio, o profissional estaria facilitando, por meio da comunicação adequada, o entendimento das necessidades que o levaram a procurar um atendimento médico, garantindo seu acesso integral ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Por outro lado, Olimpio também solicitou a Secretária Municipal de Educação, Professora Iolanda Barbosa, providências para a realização de Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva na área de Libras para os professores e demais servidores da Educação.

"É importante criar oportunidades para que os diversos os atores envolvidos nas Escolas Municipais possam diminuir as barreiras existentes com a ausência de comunicação entre os servidores da educação e os surdos", justificou Olimpio - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas