....
....

30/03/2018

Ricardo entrega Prêmio Ceci Melo a mulheres que se destacam pela atuação em prol da sociedade


O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite da última quarta-feira (28), em Campina Grande, o Prêmio Ceci Melo de Participação Social para mulheres que se destacam pela atuação pessoal, profissional e política, em prol da sociedade. Este ano, o Prêmio Ceci Melo chega a sexta edição e presta homenagem a Dilei Aparecida, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Além dela, foram homenageadas 14 conselheiras do Orçamento Democrático, 14 lideranças populares e a prefeita do Conde, Márcia Lucena.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho parabenizou a grande homenageada, Dilei Aparecida, e todas as mulheres que lutam diariamente por uma sociedade mais justa. "Esse momento simboliza a valorização da luta das mulheres que buscam um Brasil mais justo. Dilei merece ser a homenageada deste ano por toda a batalha que enfrenta na militância do MST, contribuindo para que o país seja mais igualitário. O Prêmio Ceci Melo é uma conquista de todas as mulheres guerreiras", disse.



Dilei Aparecida é militante do MST, filha de camponeses, catarinense e encarou muitos desafios saindo de sua terra para o Nordeste. Aqui se engajou na organização do movimento da classe camponesa e dos trabalhadores do campo. Dilei germinou o MST na Paraíba, sendo hoje referência nacional e continua lutando para combater as desigualdades sociais.

Durante o evento, integrantes do MST fizeram apresentações teatrais, declamaram versos e cantaram músicas que remetem à luta pelos direitos do homem do campo e por um Brasil com oportunidades iguais para todos os cidadãos.

Após as apresentações, a grande homenageada da noite agradeceu a presença dos companheiros. "A todas as mulheres lutadoras deixo meu reconhecimento. Somos fruto da vida coletiva, uma semente só formará uma floresta quando todos plantarem esperança. Esse é um momento para celebrar a vida daqueles que lutam no dia a dia contra as desigualdades que tomam conta da sociedade. Parabenizo todas as mulheres que recebem este Prêmio, vamos juntas continuar lutando por dias melhores", exortou Dilei Aparecida.



Para a prefeita do Conde, Márcia Lucena, receber o Prêmio Ceci Melo é uma grande honra já que ele representa o reconhecimento do trabalho e da força das mulheres. "É uma satisfação muito grande, porque estou entre mulheres lutadoras que trilharam suas vidas de formas diferenciadas e por isso me sinto privilegiada. Parabenizo o Governo do Estado por pensar em um prêmio como este que valoriza as mulheres e suas lutas", frisou.

Outra homenageada na solenidade foi Rita Maria da Conceição, que é uma liderança popular da cidade Santa Rita. "Receber o Prêmio Ceci Melo das mãos do governador foi uma grande alegria. Este prêmio representa muito para a minha vida e estou feliz demais por esta conquista", comemorou.

Jokarla Lopes é conselheira do Orçamento Democrático em Poço de José de Moura, está à frente de movimentos que lutam por causas sociais e representa o grupo de mulheres da cidade. Ela também recebeu o Prêmio e agradeceu pelo reconhecimento, enfatizando que é uma conquista de todas as mulheres paraibanas.



O Prêmio

Criado em 2013, o Prêmio Ceci Melo é uma homenagem a Cezariana Macena de Melo, militante feminista, dirigente partidária, ativista do movimento de mulheres, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux e pedagoga na Casa Pequeno Davi, em João Pessoa. Ela foi uma das responsáveis pela implantação e consolidação do Orçamento Democrático na capital paraibana. O Prêmio integra a programação do Mês da Mulher - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas