....
....
08/06/2013

Bispo de Campina Grande publica artigo explicando o caráter religioso das festas de São João


O Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, publica neste sábado (08) no Jornal da Paraíba um artigo no qual destaca o caráter religioso das festas de São João. Ele explica a vida de cada santo do mês de junho e acentua a religiosidade nas festas juninas.

 

Veja o artigo de Dom Delson, na íntegra:



 

O Maior São João

 

Campina Grande tem o maior São João do mundo! Esta festa tão badalada é preparada com esmero, zelo profissional, fé e arte. Este ano está sendo ampliado seu sentido religioso, resgatando o fundamento dos festejos juninos, que é a tradição cristã dos santos celebrados neste mês: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

 

A motivação original destes festejos vem de longe. O Brasil herdou de Portugal esta bonita tradição das festas juninas e realizou suas transformações e adaptações, chegando ao que temos hoje. Sabemos que Portugal trouxe da França as quadrilhas, que foram popularizadas e tornaram-se dança e expressão dos festejos do campo. O Nordeste deu seu toque especial, enriquecendo tais festividades.

 

No mês de junho, festejam-se grandes santos que viveram sua fé e deram testemunho de uma alegria sem igual: a alegria de ter Jesus Cristo como seu Senhor, Mestre e Guia. Cada santo assimilou do seu jeito o ensinamento cristão e o transmitiu para os outros com sua vida e sua palavra. No dia 13 de junho, comemoramos Santo Antônio, homem simples, franciscano, exímio pregador e defensor da fé católica; no dia 24, celebramos São João Batista, o precursor de Jesus, homem da penitência e austeridade, batizou o Filho de Deus e preparou a chegada do Messias, “o maior nascido de uma mulher” conforme afi rmou Jesus; no dia 29, celebramos São Pedro e São Paulo, dois esteios da Igreja, Pedro recebeu de Jesus a missão de apascentar a Igreja e Paulo, convertido depois de um encontro com Jesus Ressuscitado, transformou-se no grande Apóstolo das nações; ambos deram a vida por causa do Evangelho de Jesus.Assim, junho é vivenciado com grande alegria diante do testemunho destes santos.

 

A motivação religiosa está bem presente nas festas juninas e os santos festejados são venerados como exemplos de vida e de compromisso com a verdade de Jesus Cristo. Este sentido espiritual faz nascer nos corações a alegria da presença do Filho de Deus, apresentada por João Batista, pregada por Santo Antônio, anunciada por São Pedro e São Paulo. O povo vivencia esta alegria de modo concreto e festeja com comidas, músicas, danças, fogos e muita confraternização. Pena que muitos não consigam experimentar a alegria pura das festas juninas e se envolvam em violência, transformando este momento celebrativo em ocasião de crimes e desagregação, ao invés de oportunidade de viver o espírito de congraçamento e partilha próprio dos festejos juninos.

 

Que o maior São João do mundo seja vivido com alegria, paz e muita confraternização!

 

Dom Manoel Delson

Bispo de Campina Grande

 

Do Blog Carlos Magno