....
....
02/02/2014

Jornalista destaca qualidades do Senador Vital: “polivalente, preparado, comunicativo e acessível”


A jornalista Lena Guimarães, que assina coluna política diária no jornal Correio da Paraíba, utiliza seu espaço neste domingo (02) para comentar sobre a possibilidade de o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). No comentário, Lena elogia Vitalzinho e diz que ele, em cinco meses encabeçando uma lista de ‘ministeriáveis’, não sofreu um ataque digno de registro.

 

Lena vai mais além e diz que Vital é “polivalente”, pois é cotado para assumir um Ministério, entre cinco que estão sendo discutidos entre PT e PMDB: Integração Nacional, das Comunicações, do Turismo, do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia e dos Portos. Ela também destaca outras qualidades de Vitalzinho. “Trata-se de um político muito preparado, extremamente comunicativo e inegavelmente acessível”.


 Jornalista Lena Guimarães é articulista do Jornal Correio da Paraíba


Veja o comentário de Lena Guimarães, na íntegra:

 

Mais que testado

 

Campina está no centro de todo momento político na Paraíba. O ministro que sai, o que pode entrar, dois pré-candidatos a governador, pelo menos mais dois cotados para senador...É um celeiro de homens e mulheres de poder, e um deles passa por um teste em que poucos são aprovados: o da hiperexposição na mídia.

 

No dia 18 de setembro de 2013, o PSB rompeu com o governo da presidente Dilma e entregou os cargos ocupados por filiados. O ministro Fernando Bezerra, afilhado do governador Eduardo Campos (PE) ainda não tinha desocupado as gavetas e o PMDB já reclamava a pasta.

 

Consumada a saída, o senador paraibano Vital do Rêgo foi formalmente indicado para substituí-lo, e não por uma ala, mas pela unanimidade das bancadas no Senado e na Câmara Federal, pelos presidentes e líderes nas duas casas, e pelo vice-presidente do país, Michel Temer.

 

Tal apoio já é um feito a ser registrado. Se considerarmos que não foi alterado pelas pressões e contrapressões próprias do poder, ou pelos interesses dos diversos grupos internos, fica ainda mais relevante. Mas o que tem impressionado os colegas de Vital do Rêgo é que nesses quase cinco meses nos quais seu nome está no topo de um lista que é examinada microscopicamente por aliados e adversários, não sofreu nenhum ataque digno de nota.

 

Ao contrário, Vital do Rêgo, formado em medicina e direito mas há 25 anos cumprindo seguidos mandatos eletivos (começou como vereador de Campina Grande, em 1989), é considerado nome polivalente, e citado para os ministérios da Integração Nacional, das Comunicações, do Turismo, do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia e dos Portos.

 

Como conquistou esse trânsito? Trata-se de um político muito preparado, extremamente comunicativo e inegavelmente acessível. Chegou ao Congresso Nacional em 2007 como deputado federal, e apenas seis anos depois está entre os mais influentes da casa, ao lado de Renan Calheiros, José Sarney, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Braga e Eduardo Cunha.

 

Se Vital for para um ministério, passará a ocupar um espaço do poder que faz. Se a presidente Dilma não aumentar a cota do PMDB de cinco mais seis ministérios, ele pode continuar no Senado, onde preside a Comissão Constituição e Justiça, pela qual passam 100% dos projetos e é considerada a mais importante da Casa. A verdade é que sendo ou não ministro, já é um vitorioso: passou no teste em que poucos são aprovados, o da hiperexposição.

 

Do Blog Carlos Magno, com Correio da Paraíba