....
....
04/02/2014

Nilda Gondim obtém 1º lugar em avaliação dos congressistas feita pelo site Ranking Políticos. Veja detalhes


A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) obteve o 1º lugar, com 373 pontos, no ranking geral dos melhores políticos do Congresso Nacional (Câmara e Senado) em pesquisa realizada pelo site Ranking Políticos (clique aqui para ter acesso à pesquisa completa), que tem por objetivo oferecer informação para ajudar as pessoas a votarem melhor.

 

Disponibilizada em http://www.politicos.org.br/, a pesquisa baseia-se em dados públicos de diversas fontes, que são utilizados para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros e engloba os três primeiros anos de mandato parlamentar de Nilda Gondim, de janeiro de 2011 até a presente data.

 

“Cada político começa com 200 pontos e, de acordo com os dados que o site obtém, ele pode ganhar ou perder pontos. São consideradas como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais, do Instituto Transparência Brasil e de veículos de mídia de primeira linha. Além disso, acompanhamos as votações de cada político e classificamos as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o País, levando em conta critérios como presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, qualidade legislativa, entre outros”.

 

A explicação é dos administradores de empresa, Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder, criadores do site Ranking Políticos e autores do livro “Carregando o Elefante, como tornar o Brasil o País mais rico do mundo”, publicado em 2007 e disponibilizado atualmente em sua 8ª edição.


 Deputada Federal Nilda Gondim (PMDB-PB) está em seu primeiro mandato


Resultado de muito trabalho – Nilda Gondim encarou o resultado da pesquisa como reflexo do trabalho sério que vem desenvolvendo no Congresso Nacional desde que assumiu (pela primeira vez), em 1º de fevereiro de 2011, o mandato de deputada federal. Recentemente, ela obteve, entre os 513 deputados federais brasileiros, a classificação do 36º lugar entre os parlamentares mais atuantes durante o ano de 2013, conforme ranking de atuação dos congressistas divulgado pela imprensa nacional.

 

O constante destaque de Nilda Gondim entre os melhores parlamentares com assento no Congresso Nacional se deve ao trabalho ininterrupto e arrojado que ela desempenha em Brasília, tanto no seu papel de legisladora (com a elaboração de projetos de lei e outras matérias legislativas de grande relevância direcionadas para o fortalecimento, ampliação e preservação dos direitos do povo brasileiro) quanto na busca de benefícios para o Estado da Paraíba, e ainda pela sua participação ativa em várias Comissões Permanentes e Especiais que atuam na defesa de segmentos específicos e vulneráveis da sociedade, dentre os quais as crianças e adolescentes, as pessoas com deficiência, os idosos e as mulheres.

 

Como legisladora, Nilda Gondim encerrou 2013 (terceiro ano do seu primeiro mandato de deputada federal) com um saldo de 35 projetos de lei relevantes, 33 dos quais tramitando na Câmara; um incluído na proposta do novo Código de Processo Civil (o PL nº 1.199/2011, que possibilita a escolha do foro mais favorável ao idoso nas ações judiciais de seu interesse), e um (o PL nº 659/2011) no Palácio do Planalto aguardando ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff para ser transformado em Lei Federal. O PL nº 659/2011 estabelece prioridade de tramitação para os processos de adoção de crianças ou adolescentes com deficiência ou doenças crônicas.


 Reprodução do site apresentando Nilda Gondim liderando o ranking


Atuação de destaque – Nilda Gondim (PMDB-PB) chegou à Câmara Federal, em 1° de fevereiro de 2011, consciente de que o papel dos representantes políticos eleitos pelo povo é exatamente o de trabalhar muito na defesa de melhorias para a qualidade de vida da coletividade.

 

Com a determinação de quem traz no sangue a vocação herdada do seu pai – o ex-governador Pedro Moreno Gondim, logo nos primeiros meses ela mostrou que tomou assento na Câmara dos Deputados, não para ser mais uma figura decorativa no Congresso Nacional e muito menos para figurar como a mãe do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), mas para trabalhar, e muito, para corresponder às expectativas da sociedade paraibana e brasileira como um todo.

 

Destacando-se entre os responsáveis pela iniciativa de projetos de lei relevantes para os interesses da Nação, segundo análise de órgãos de acompanhamento das atividades do Congresso, Nilda Gondim logo passou a atuar como titular em importantes Comissões da Casa, dentre as quais a Comissão de Seguridade Social e Família, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para Apurar a Violência contra a Mulher e a Subcomissão Especial destinada a avaliar o Sistema de Saúde Complementar,  a Comissão Especial da Igualdade dos Direitos Trabalhistas  (PEC 478/10). Em 2013 ela presidiu a Subcomissão Especial para debater o tema da violência contra a mulher.


 Premiação recente recebida por Nilda Gondim em reconhecimento à sua atuação parlamentar


Atuação partidária – Única mulher a integrar a atual bancada paraibana no Congresso Nacional, Nilda Gondim tem atuação efetiva na bancada feminina. Em nível partidário, além de acompanhar e participar das atividades e ações do PMDB nacional e regional, a deputada é presidente do PMDB Mulher da Paraíba, onde prioriza o estímulo à participação da mulher paraibana na vida política e administrativa dos municípios, do Estado e do País.

 

O seu argumento principal nesse sentido é o seu próprio exemplo de mulher determinada a fazer o melhor para a sua sociedade. Sobre sua atuação na Câmara, ela enfatiza:

 

“Estou aqui para representar e defender os interesses do meu País, como deputada federal, e em especial do meu Estado, enquanto membro da bancada federal da Paraíba. E é isto que estou e sempre estive determinada a fazer desde que aceitei o desafio de colocar meu nome à disposição dos paraibanos no processo de escolha (ocorrido em 2010) dos seus representantes no Congresso Nacional”.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria