....
....
01/05/2018

Governo da Paraíba já iniciou campanha de vacinação contra a febre aftosa. Veja como vacinar seu rebanho


O Governo da Paraíba iniciou a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, nesta terça feira (1º). Os animais devem ser imunizados até o dia 31 de maio, fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O principal objetivo da ação é continuar e manter a Paraíba livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil e também para o exterior, além de agregar valor de marcado aos produtos.



De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agropecuária, os criadores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas. Após efetuar a compra da vacina e imunizar o rebanho, ele tem o prazo de dez dias para declarar a vacinação junto a Defesa Agropecuária, ou nos escritórios do órgão em todo estado.

Com um rebanho bovino superior a 1 milhão de cabeças de gado, o Estado tem até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos. Desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse destaque, a Paraíba ostenta, desde 2014, o certificado de "Estado livre da febre aftosa com vacinação", fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, explica que ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, como distribuição de ração animal, leilões e financiamentos bancários. "É uma ação que envolve um esforço enorme do Governo, por isso a participação dos criadores deve ser intensa para vacinar cada animal em suas propriedades, isso tem acontecido desde 2011 e o nosso esforço é para que possamos ser livre de aftosa sem vacinação", disse o secretário - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas