....
....
10/02/2014

Padre Márcio diz que ser católico não é apenas rezar e seguir preceitos: “temos que ser sal da terra e luz do mundo”


O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande, afirmou, durante homilia na Santa Missa deste domingo (09) que ser católico não é apenas rezar e seguir os preceitos da religião. Para ele, é preciso ir além, sendo “sal da terra e luz do mundo”.

 

Segundo Pe Márcio, a maior parte dos católicos não conhece bem esta missão, deixada por Jesus através do Evangelho. “Nós católicos não conhecemos nossa missão, não sabemos desempenhar bem a missão que Jesus nos passou, que é ser sal da terra e luz do mundo”, disse, referindo-se ao Evangelho de Mateus (5,13-16), lido na celebração.

 

Ele lembrou que os católicos vivem, hoje, numa sociedade cheia de problemas, que acabam, também, por atingir os cristãos, não apenas os que vivem alheios à igreja. “Vivemos numa sociedade em meio a tantas coisas que agridem nossa vida: corrupção, drogas. Os problemas do mundo também atingem os cristãos, quem professam sua fé”.


 Pe Márcio Henrique, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e Pároco da Catedral


Pe Márcio lembrou que, nas palavras do Evangelho de Mateus, Jesus se mostra muito rígido com quem não cumpre sua missão. “Mateus nos mostra que Jesus é muito duro com quem não consegue cumprir a missão. ‘Não serve para nada, serve apenas para ser jogado fora e ser pisado pelos homens’, está no evangelho também”, lembra ele.

 

O pároco lembra que Mateus provoca os cristãos a uma reflexão. “O que significa para mim ser católico? Não é apenas seguir preceitos, rezar, ir à missa, se confessar de vez em quando. Não quero desmerecer isso, mas percebamos que ser cristão, pelo que Jesus diz, é mais que ser um rezador. Tem que ser um algo mais. É o que Jesus nos diz”.

 

Para ele, ser cristão não está numa doutrina. “Jesus é quem nos responde em duas palavrinhas: ser sal e luz do mundo. Jesus propõe para nós uma missão: evangelizar, iluminar o mundo através da evangelização”. Mas para isso, alerta Pe Márcio, é preciso, primeiro, deixar-se ser iluminado por esta luz. “Primeiro você deixa ser iluminado, tornando-se discípulo de Jesus. Antes de evangelizar outras pessoas, o católico tem que se tornar um missionário. Deixe-se iluminar, beba desta fonte”.

 

Depois, segundo Padre Márcio Henrique, é preciso dar os exemplos. “Segundo: a iluminação e o tempero acontecem pelas suas obras, é algo concreto. Você tem sal em sua vida e dá sabor às pessoas por gestos concretos? É isso o que Jesus esta dizendo: ‘boas obras’. Quem viver assim se torna outro Cristo, ou seja, cristão”.

 

E ele finalizou a sua homilia fazendo um alerta, para que os católicos fujam do pecado. “Que pena que, às vezes, escurecemos nossa vida com a velha podridão do pecado. Quantas vezes, ao invés de dar sabor, tiramos o sabor? Peçamos a força do Espírito Santo para vivermos o Evangelho e ser sal da terra e luz para todos”, disse.

 

Do Blog Carlos Magno, com PascomCatedral