....
....
12/02/2014

Com dívida de R$ 1,4 milhão junto a fornecedores, Estado atrasa pagamento do leite e prejudica população carente da Paraíba


O Governo do Estado da Paraíba já tem uma dívida de R$ 1,4 milhão com os fornecedores de leite do estado. Esta dívida refere-se ao leite que é produzido e fornecido pelos pequenos produtores rurais ao programa Leite da Paraíba, para ser distribuído com a população carente dos municípios paraibanos. Os produtores não recebem pagamento desde o mês de dezembro.

 

Segundo a própria Fundação de Ação Comunitária – FAC, que mantém o programa, 115 municípios paraibanos estão sendo prejudicados, pois estão sem receber o leite do programa. Ao todo são cerca de 1.100 produtores de leite que estão ser receber pagamento e não estão fornecendo o produto, até que o Governo do Estado regularize o que está pendente.


 Atraso no pagamento aos fornecedores prejudica famílias que dependem do Leite da Paraíba


De acordo com o deputado estadual Carlos Batinga (PSC), que tem acompanhado de perto o sofrimento dos fornecedores de leite para o Governo do Estado, o atraso no pagamento ocasionou uma queda na distribuição do leite para as famílias carentes da Paraíba que dependem do programa. Segundo ele, a produção do leite no estado, que já chegou a 120 mil litros por dia, em 2013 caiu para cerca de 22 mil litros por dia.

 

Ainda de acordo com Carlos Batinga, o que falta para que os paraiabnos carentes voltem a receber o leite é interesse do governo em resolver as pendências financeiras. “Falta compromisso do governo com um programa tão importante, que considero o melhor implementado em toda a história do Semiárido para a área rural, pois estruturou a cadeia da caprinovinocultura, permitindo que pequenos produtores gerassem renda e sustentabilidade”.

 

De acordo com o presidente da FAC, Flávio Moreira, a queda na distribuição do leite em 2013 ocorreu devido aos efeitos da seca prolongada, além dos limites impostos pelo programa. Segundo ele, cada produtor só está autorizado a vender para o Estado 10 litros de leite de vaca e 13 litros de leite de cabra por dia.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing