....
....
09/06/2013

Não somos tão amarrados assim: Brasileiros ficam em 4° em ranking dos que mais dão gorjeta em viagem


Os turistas brasileiros ficaram em quarto lugar em um ranking de oito países que mediu os que mais dão gorjeta em viagens.

 

A pesquisa foi feita pelo site TripAdvisor entre os dias 9 e 13 de maio, com mais de 9 mil pessoas, das quais 765 eram brasileiras.

 

Os alemães foram os mais generosos: 69% afirmaram que sempre dão gorjetas quando estão viajando.

 

Em segundo lugar vieram os americanos, com 57% de respostas positivas, seguidos pelos russos, com 53%. Os italianos foram os mais "pão-duros", com apenas 23% de respostas positivas.

 

 
No Brasil, 40% dos entrevistados dizem que sempre dão gorjeta nas férias. Outros 54% disseram que dão gratificação às vezes e 6% nunca o fazem. Desse último grupo, a maioria justifica que não gratifica porque acredita que o valor da gorjeta já está incluso na conta.

 

Já entre os que dão gorjeta às vezes 43% dizem que o fazem quando o serviço está à altura de sua expectativa, enquanto 29% fazem isso por acreditar que é o esperado.

 

As atitudes de garçons que mais encorajam o brasileiro a dar uma gratificação são a simpatia (28%), a ajuda prestada (18%) e a educação (18%).

 

Já no caso dos funcionários de hotel, a ajuda prestada por eles é o mais importante (49%), seguida pela simpatia (21%) e pela educação (15%).

 

A maioria dos entrevistados (54%) respondeu que dá a mesma quantia de gorjeta dentro e fora do Brasil.

 

Metade disse ainda que um funcionário já lhes solicitou gorjeta em alguma viagem. Questionados se acreditam que a gorjeta deveria ser abolida e incluída na conta em todos os lugares do mundo, os brasileiros ficaram divididos: 42% discordam da medida e 40% concordam.

 

Do Blog Carlos Magno, com G1