....
....
13/02/2014

Associação prova, com dados, que reajuste salarial anunciado por Ricardo Coutinho na mídia não é verdadeiro


A Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB) publicou Nota nos jornais do Estado afirmando que o reajuste anunciado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para os procuradores não condiz com a realidade. “Segundo a propaganda oficial divulgada na imprensa, os Procuradores de Estado teriam sido agraciados com um aumento que variou entre 24% e 48% ao longo da atual gestão, que se iniciou em janeiro de 2011”.

 

A entidade diz que este dado não é verdadeiro e que “no afã de distorcer a realidade em seu favor, com vergonhoso interesse escuso em ano eleitoral, o atual Governo do Estado tripudia da inteligência das pessoas, solapa a verdade indiscutível dos números da contabilidade pública e tenta expor ao sarcasmo a carreira de estado que mais tem sido desrespeitada nesta gestão”.


 

De acordo com a entidade, os dados verdadeiros apontam para os seguintes reajustes: 3% em janeiro de 2012, 3% em janeiro de 2013 e mais 2% em julho de 2013, e 5% em janeiro de 2014, perfazendo um total de 13% em três anos. “O reajuste efetivo da categoria foi muito abaixo da inflação oficial medida no mesmo período, de 18,24%, segundo o IPCA – índice oficialmente utilizado pelo Governo Federal”.

 

Pior salário do País - Ainda de acordo com a Aspas-PB, “nos últimos três anos o Governo da Paraíba deixou de praticar uma política salarial condizente com a realidade do país, ofertando reajustes aos procuradores bem abaixo da inflação oficial”. A entidade reitera a informação de que a Paraíba é o Estado que paga o pior salário a um procurador de Estado, entre todas as unidades da federação, segundo a Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape).

 

A Aspas criticou o fato de a Secretaria de Comunicação – Secom estadual ter utilizado dados inverídicos, com o objetivo de mostrar à Paraíba uma realidade salarial que não existe para os funcionários públicos. Para a entidade, a atitude do governo é “mais uma tentativa de esconder, perante a opinião pública, a verdadeira política salarial adotada pela administração estadual em relação aos seus procuradores, nos últimos três anos”.

 

“O Governo aproveita o ano eleitoral para divulgar que os procuradores obtiveram uma evolução salarial que chega a 48% em três anos, quando na verdade foram apenas 13%”, afirmou Sanny Japiassú, presidente da entidade.

 

Do Blog Carlos Magno