....
....
14/05/2018

Espionar ou simplesmente mexer no celular do parceiro pode dar até dois anos e meio de cadeia


Se você já deu uma espiadinha no celular do seu parceiro, é bom saber que isso pode dar cadeia. Ao menos na Espanha. Foi o que aconteceu com Antonio J.S., que foi condenado à dois anos e meio de prisão e uma multa de seis euros por dia por fuçar o aparelho da esposa, M.P.T.

O crime aconteceu na cidade de Girona. Antonio pegou o celular da mulher, digitou a senha de acesso e baixou todos os anexos contidos no e-mail da cônjuge. Entre os arquivos estavam conversas no aplicativo Line e fotos com outros homens. Não foi provado se o conteúdo foi repassado ou se M.P.T. foi ameaçada por ele.



Com base no artigo 18 da Constituição Local, o juiz citou o direito fundamental à intimidade e a falta de necessidade de "revelação de segredos em comunicações". Por se tratarem de parentes próximos, a pena foi agravada. A espionagem teve influência direta no divórcio do casal, já que as provas foram obtidas sem o consentimento da ex-mulher.

A decisão foi tomada em primeira instância, cabendo recurso. Em sua defesa, o condenado afirmou que o aparelho era de uso conjunto e que as senhas estavam em um arquivo do casal na nuvem. Um caso similar ocorreu no meio deste ano em Jaén, também na Espanha: um jovem foi preso acusado de instalar um aplicativo de espionagem no celular da namorada - Diário de Pernambuco.

Penalidades também são previstas, para este tipo de crime, em outros países.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas