....
....
14/02/2014

Crescimento no número de católicos é maior que aumento da população do planeta: já são mais de 1,2 bilhão de fiéis


Os católicos no mundo passaram de 1.196 bilhão em 2010, para 1.214 bilhão em 2011, um aumento de 1,5%. O crescimento é ligeiramente maior que o da população da Terra (1,23%), o que faz com que a presença dos católicos no mundo permaneça substancialmente inalterada (17,5%), segundo os dados do Anuário Estatístico Eclesial 2011, fornecidos pelo o Vaticano.

 

De acordo com o IBGE, na Paraíba o número de católicos é de 2.906.907 milhões, o que representa 77,18% da população do Estado. Para expressar a fé, muitos símbolos católicos são comumente usados pelos cristãos, a exemplo do crucifixo.

 

Segundo o padre Rui Braga, há vários séculos os cristãos sentiram a necessidade de expressar seus louvores a Deus através de gestos, símbolos e sinais que fossem compreensíveis a todas as pessoas. “Os sinais e os símbolos desempenham um papel importante em todas as religiões do mundo. Símbolos são como pontos de um caminho através do mundo espiritual, eles agem como emblemas da fé”, disse.


 Igrejas Católicas em todo o mundo vivem sempre lotadas, como a Catedral de Campina Grande (foto)


Um símbolo muito utilizado pelos católicos é o crucifixo, uma cruz com a figura do corpo de Jesus Cristo. O crucifixo simboliza o sacrifício e muitas vezes têm as letras INRI escritos na parte superior. “Essas letras são a abreviação de uma expressão latina que se traduz como: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”, estas são as palavras que Pôncio Pilatos, governador romano da Judéia, mandou escrever sobre a cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado”, explicou o padre.

 

Segundo Edlene de Fátima, gerente da loja Sagrada Família Cabral, que trabalha com artigos religiosos e materiais para padres e paróquias, houve um aumento de 10% na venda de itens religiosos e objetos com imagens do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro, quando fiéis de todo o Brasil participaram de uma intensa agenda nas ruas para acompanhar o pontífice.

 

“Durante a jornada da juventude muitos artigos do Papa foram vendidos, como livros sobre ele, pôsteres com a imagem dele, camisas, até hoje esses artigos são muito procurados”, completou a gerente. Ainda de acordo com ela, a loja procura atender todos os públicos. ”Além de imagens de santos em diversos tamanhos, livros de oração, terços, escapulários, quadros e rosários, nós trabalhamos com presentes para crianças, como bíblias e livros, ursinhos que rezam e material escolar, esse tipo de produto para as crianças é muito procurado”, completou.

 

Do Blog Carlos Magno, com Correio da Paraíba