....
....
17/05/2018

Governo anuncia obras de esgotamento sanitário no valor de R$ 32,5 milhões para quatro cidades paraibanas


Quatro municípios do Sertão paraibano serão contemplados com a conclusão das obras de esgotamento sanitário. Trata-se das cidades de São Bento, Belém do Brejo do Cruz, Coremas e São José de Piranhas, onde serão investidos recursos na ordem de R$ 32 milhões e 510 mil, beneficiando uma população de aproximadamente 80 mil pessoas. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com a Funasa e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 10 de maio.

A Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia recebe as propostas das empresas interessadas em participarem do processo, no período de 12 a 15 de junho de 2018. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano e o período de execução será de um ano.



Para o secretário da Seirhmact, Deusdete Queiroga, "essas obras de esgotamento sanitário têm fundamental importância para o bem-estar e a saúde das populações beneficiadas preservando o meio ambiente e contribuindo para não poluir o lençol freático e os mananciais da região. Trará também benefícios diretos para as águas do Projeto de Integração do São Francisco [PISF], que vão correr nos rios da região e não mais receberão o esgoto dessas cidades", ressaltou.

A ação atende ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água, em 2025, a aproximadamente de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em função de compromissos assumidos no desenvolvimento do projeto de integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional, pelo Governo Federal, governos estaduais e prefeituras municipais, o Governo da Paraíba não só considera prioritário este empreendimento de infraestrutura hídrica de inserção regional, mas se compromete em apoiar decisivamente na implantação de sistemas de esgotamento sanitário em municípios localizados na bacia de contribuição dos reservatórios componentes e adjacentes ao empreendimento, tais como os de São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Carrapateira e Monteiro, entre outros - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas