....
....
17/05/2018

Ricardo participa do Campus Academy, evento que incentiva potencial empreendedor dos estudantes da rede pública na Paraíba


O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quarta-feira (16), do Campus Academy, evento que visa orientar e dar oportunidades a jovens interessados no empreendedorismo e na gestão empresarial. Cerca de 400 estudantes do ensino médio da rede pública serão capacitados durante o Campus Academy, que faz parte do Campus Festival, reconhecido como o maior festival universitário do Norte/Nordeste. O Campus Academy acontece até sexta-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho destacou que o Campus Academy foi formulado no ano passado objetivando movimentar a rede estadual de ensino e oferecer uma educação mais atraente e criativa. "O estudante precisa entender que as coisas que ele aprende na escola têm que servir para a vida. Este evento vem trazer conhecimentos sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação para os estudantes, ampliando os horizontes e estimulando a capacidade empreendedora dos jovens", destacou.



O governador ainda acrescentou que, atualmente, na Paraíba há 33 escolas técnicas, dentre as 100 escolas de ensino integral, o que caracteriza um grande salto na qualidade da rede estadual. "Estamos construindo espaços de evolução da educação. A escola tem que ser, cada vez mais, atraente e motivadora", analisou.

Para o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o evento representa uma imersão de inovação, empreendedorismo e resolução de problemas que simbolizam a razão de um projeto pedagógico implantado pelo Governo do Estado. "Tudo isso visa formar jovens e escolas protagonistas. Queremos estudantes capacitados para contribuir com o desenvolvimento da sociedade e o Campus Academy vem dar mais uma boa oportunidade para o aluno da rede estadual desenvolver seu potencial. O evento vai reunir estudantes de todas as regiões da Paraíba", afirmou o secretário.

A secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, explicou que o Campus Academy é uma experiência piloto que promete gerar bons resultados. "Essa ação pioneira está sendo feita com base nas transformações que vêm ocorrendo, nos últimos anos, na rede estadual de ensino. O objetivo é que os estudantes se tornem agentes transformadores, capazes de inovar profissionalmente e serem protagonistas de suas vidas", pontuou.



"Ser parceiro neste evento significa colaborar para que os jovens construam um futuro melhor. Estes estudantes devem ser protagonistas da própria realidade e nós estamos apostando no potencial dos jovens das escolas públicas. Está nas mãos deles o futuro deste país", observou o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar.

De acordo com o diretor-geral do Campus Festival, Will Fonseca, a chegada do Campus Academy vem somar ao evento e contribuir para a formação de novos empreendedores na Paraíba. "Com este evento, estamos estimulando o protagonismo juvenil nas escolas da rede pública", disse Will Fonseca, ao comentar que acredita na capacidade inovadora e empreendedora dos estudantes paraibanos.

Alunos de dez escolas com ensino integral estão participando desta edição do Campus Academy. Durante o evento, eles acompanham palestras, oficinas, debates e passam por maratonas e disputas. Os alunos são divididos em equipes orientadas por professores e são estimulados a desenvolverem projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e tecnologia. As três primeiras equipes com melhores resultados serão premiadas.

Vinícius Araújo é estudante da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux e estava empolgado com a participação no Campus Academy. "Isso aqui também é uma aula, mas feita de forma criativa, através de uma competição motivadora, o que faz com que a gente aprenda sobre empreendedorismo de forma prática. Eu e meus amigos gostamos muito da iniciativa e vamos nos esforçar para conquistar o primeiro lugar na disputa", garantiu - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas