....
....
17/05/2018

Maratona de empreendedorismo e inovação no Campus Festival reúne 400 alunos de escolas estaduais da Paraíba em João Pessoa


Quatrocentos alunos de 10 Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba estão participando até esta sexta-feira (18) do Campus Academy, iniciativa dentro da programação do Campus Festival com programação exclusiva para beneficiar alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas do Estado. O evento acontece no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE), Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Sebrae e Luz Criações.

Também participam 40 professores mentores que em pitchs de empreendedorismo irão buscar resolução para problemas do cotidiano trazidos da realidade da escola. O evento estimula os alunos a desenvolverem projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e tecnologia. Traz um espaço democrático para proporcionar aos participantes uma vivência multidisciplinar, além de promover a diversidade e valorizar a comunidade local, oferecendo uma programação rica em cultura e educação.



Segundo Aléssio Trindade, secretário de Estado da Educação, os alunos formaram equipes compostas por cinco membros que estão competindo entre si. "A expectativa é que eles adquiram experiência ao participar deste evento, cumprindo desafios, aplicando as metodologias inovadoras que estão sendo aplicadas nas escolas, como kanban, Canvas e Design Thinking", afirmou o secretário.

As equipes estão sendo avaliadas por uma banca composta por investidores, empreendedores, representantes do Sebrae, Governo do Estado e Fundação Parque Tecnológico. Os melhores projetos serão premiados com uma viagem de imersão em empreendedorismo e inovação, além de cursos na área de empreendedorismo e certificado.



A experiência dos estudantes

Para o aluno Leandro da Silva Araújo, da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza, que fica no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a escola tem a intenção de ganhar os desafios, mas participar também é uma forma de ganhar experiência. "A gente é muito novo, mas pode ser muito desenvolvido no assunto, sabe? A gente tem o evento para nos ajudar a desenvolver. A participação vai ser um aprendizado enorme", avaliou.

Kennedy de Oliveira Ferreira Filho, da Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart, que fica no bairro Castelo Branco, disse que a participação no Campus Academy é um privilégio. "A gente se preparou para estar aqui, e pretende trazer algo novo, soluções novas. Têm problemas que muitas vezes dizem que não tem solução, mas o governo trouxe com esse evento a ideia de que somos uma força jovem, nós podemos solucionar nossos problemas e os problemas das outras pessoas", afirmou o estudante - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas