....
....
18/02/2014

EXCLUSIVO Pe Márcio deixa a Catedral de Campina Grande e vai para o Rosário. Confira outras mudanças em paróquias da Diocese


O Padre Márcio Henrique Medes Fernandes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande vai ser transferido para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Prata. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (18), durante reunião do Conselho Diocesano. Para o lugar de Pe Márcio, a Dicoese designou o Padre Luciano Guedes da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité.

 

O Conselho Diocesano também decidiu por outras mudanças, considerando o tempo de permanência dos padres nas paróquia que, de acordo com o Código de Direito Canônico e a Legislação complementar da CNBB (Cânones 519 e 522), é de seis anos. No caso de Padre Márcio, ele já estava à frente da Catedral de Campina Grande há cerca de 13 anos.


 Padre Márcio Henrique já estava à frente da Catedral de Campina Grande há 13 anos


Veja as alterações, contidas em documento que será divulgado pela Diocese de Campina Grande ainda no decorrer desta terça-feira:

 

Carta Circular

 

Alteração do Clero Diocesano

 

“Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mt 28,19-20)

 

Carta Circular 001/2014

 

Do Bispo Diocesano de Campina Grande - PB

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap

Assunto: Comunicação faz

 

Estimados Padres e Diáconos,

Religiosos e Religiosas,

Fieis dessa Diocese,

Meus irmãos e minhas irmãs.

 

Em face da necessidade de uma Igreja missionária e diante dos grandes desafios que nos são propostos no cotidiano da vida, decidimos de maneira colegiada definir algumas mudanças em nossa diocese. Levamos em consideração o tempo em que os Párocos e Administradores das Paróquias estão à frente do trabalho, tendo em vista que o Código de Direito Canônico e a Legislação complementar da CNBB (Cânones 519 e 522) determinam a permanência de um Pároco por seis anos em uma Paróquia. Utilizamos esse critério para promover as mudanças que haviam sido anunciadas já há algum tempo.

 

Nesta data estivemos reunidos com o Conselho Presbiteral da Diocese de Campina Grande e definimos as seguintes transferências e nomeações de Padres para as seguintes Paróquias e ofícios elencados:

 

À Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Catedral Diocesana de Campina Grande (Pe. Luciano Guedes da Silva – Pároco);

 

À Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Bairro da Prata em Campina Grande (Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes – Pároco);

 

À Paróquia de Santo Antonio – Bairro de Santo Antônio em Campina Grande (Monsenhor Lourildo Soares da Silva – Pároco e Pe. José Acírio de Medeiros – Vigário Paroquial);

 

À Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Bairro da Liberdade em Campina Grande (Pe. Josandro José de Macêdo Felix – Pároco e Pe. José Aldevan Guedes Pereira – Vigário Paroquial);

 

À Paróquia de Santa Rosa de Lima – Bairro de Santa Rosa em Campina Grande (Pe. Aparecido Francisco Camargo – Pároco);

 

À Paróquia de Nossa Senhora das Mercês – Cuité – PB (Pe. Severino Firmino da Silva – Pároco);

 

À Paróquia de Santa Ana – Soledade – PB (Pe. José Hermes Fernandes de Macêdo – Pároco);

 

À Paróquia de Nossa Senhora da Luz – Pedra Lavrada – PB (Pe. Rômulo Remígio Viana – Pároco);

 

À Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Pocinhos – PB (Pe. Francisco Possiano da Silva – Pároco)

 

À Paróquia de São José – Areial – PB (Pe. Adeildo da Silva Ferreira – Administrador Paroquial);

 

À Paróquia de São José – Juazeirinho – PB (Pe. Raniery Alves dos Santos – Administrador Paroquial);

 

À Nomeação do Pe. Rogério Epifânio Roque como Vigário Paroquial da Paróquia de São Cristóvão constituindo equipe com o Pe. José Vanildo Medeiros – Pároco;

 

As datas para as referidas transferências e posses serão agendas a partir do dia 12 de maio deste, contando com a minha presença ou do Vigário Geral nas celebrações que marcam o inicio do ministério pastoral dos padres nas referidas paróquias.

 

Somos agradecidos a Deus pela generosidade e disponibilidade dos Padres que aceitaram novos encargos e da mesma forma pela missão desempenhada até o presente momento. Pedimos aos fieis que acolham estas disposições com o espirito eclesial de abertura às possibilidades que surgem, sabendo que tudo é obra do Espírito Santo em vista da edificação do Reino de Deus.

 

Pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição, recebam todos as bênçãos do Deus todo-poderoso que é Pai e que vos ama abundantemente.

 

Campina Grande - PB, 18 de fevereiro de 2014.

 

Do Blog Carlos Magno