....
....
24/05/2018

Pensadora Digital Martha Gabriel dá dicas para mentes mais criativas durante palestra em Campina Grande: banho, café e cama


A quantidade de informações que chegam ao nosso alcance é maior a cada dia. Estima-se que até o ano 2020, ela dobre a cada 12 horas. É um cenário desafiador, e pressupõe que para resolver os novos problemas que surgem, precisaremos de novas habilidades. A mais importante delas, sugere Martha Gabriel, seria a capacidade de ser criativo e inovar. Para ajudar nesse processo, uma receita infalível vem dos tempos dos nossos avós: banho, café e cama. A dica foi dada durante uma palestra do Sebrae Paraíba, em Campina Grande, realizada esta semana.

Segundo a pensadora digital, que é reconhecida como uma das 50 mais influentes do mundo na área de tecnologia, ações simples, cotidianas, são o gatilho para o processo criativo. "Já reparou que algumas vezes travamos em um projeto e paramos para tomar um cafezinho. Ao sentar na copa, questão de cinco minutos, nosso cérebro já nos dá várias ideias", exemplifica Martha Gabriel, ao explicar "A visão consome 83% da percepção do ser humano. Assim, ambientes que não tomem tanta atenção da nossa visão nos fazem aflorar os outros sentidos, e consequentemente, estimulam o processo criativo".



No entanto, para que a criatividade flua e resulte em inovação, alguns elementos devem convergir, dentre eles, a liberdade, a coragem, e o mais importante deles: a resiliência. "Em um mundo em que a gente precisa de resiliência, o que mais tem é mimimi. Resiliência é a mola mestra para atuar em cenários complexos e incertos. Se não deu certo, paciência, vamos de novo!", incentiva.

Conforme Martha, o empreendedorismo é uma das maneiras de aplicar a inovação. "O empreendedorismo busca algo que agregue valor para terceiros. Pensam que inovação é algo inédito, algo que nunca foi feito. Na realidade, se eu trouxer algo que na sua região é novo, isso já é inovação. É isso que fazem os verdadeiros talentos: empreender, realizar".

Atentos às dicas de Martha Gabriel e provocados pela própria escritora a não acreditarem nela, centenas de estudantes e empresários, dentre eles, a professora e jornalista Silvana Torquato, que está participando do programa de pré-aceleração de startups do Sebrae PB, e contou como a palestra a estimulou a pensar de forma disruptiva. "A palestra de ontem foi proveitosa ao falar sobre a questão da criatividade, que nós somos criativos, mas precisamos ser estimulados, principalmente dentro de casa e no nosso ambiente de trabalho. Além disso, estimulou a possibilidade de empreender para sair dessa crise", comentou.

Conforme a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae PB, Humara Medeiros, esses temas são pertinentes diante do novo cenário dos negócios. "A velocidade das mudanças que estão acontecendo no mercado exige que os empreendedores estejam atentos às tendências e exercitem a criatividade para vencer os desafios diários que todo negócio enfrenta no dia a dia", destaca - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas