....
....
25/05/2018

Hospital de Trauma de Campina Grande lança campanha para prevenir queimaduras nas festas juninas


No mês de junho, com a chegada das festas juninas, há uma preocupação com o aumento do número de vítimas de queimaduras devido à tradição das fogueiras e fogos de artifício. Para alertar a população para este fato e prevenir acidentes, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande vai realizar a 15ª Campanha de Prevenção de Queimaduras que terá como slogan: 'Quem brinca com fogo pode se queimar'.

A abertura da campanha será na terça-feira (29), às 9h, na escola IPEN com distribuição de gibis com dicas de como evitar e onde tratar as queimaduras. A mobilização, que segue até o dia 30 de junho tem como objetivo informar a sociedade quanto aos métodos de prevenção de acidentes com queimaduras, principalmente nesta época do ano onde se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas.



De acordo com a médica Isis Lacerda em época junina os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

Durante o mês de junho no ano passado, a Unidade de Queimados do Trauma-CG atendeu 25 pessoas com ferimentos causados por fogos e fogueiras, sendo, sendo 10 crianças e 15 adultos. Em 2016, foram 42 pessoas atendidas com ferimentos causados por fogos e fogueiras,  sendo 13 crianças e 29 adultos.

O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h atendendo à população do compartimento da Borborema. No setor para esse atendimento especializado, a instituição conta com uma equipe de seis cirurgiões plásticos, sete enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. O telefone do hospital é o 3310-5850 - Ramal 5906.

Dicas

A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma-CG.

Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento - Secom-PB.

Serviço

15ª Campanha de Prevenção de Queimaduras

Local: Escola Ipem

Horário: 9h

Endereço: Av. Barão Rio Branco - Prata, Campina Grande - PB, 58400-058

Confira alguns cuidados para curtir o São João com segurança

- Não segure os fogos de artifício com as mãos.

- Nunca transporte fogos nos bolsos.

- Não permita que crianças adquiram fogos de artifício.

- Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender.

- Não tente reacender fogos que falharem.

- Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

- Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.

- Confira sempre o certificado de garantia do foguete.

- Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas