....
....
10/03/2014

Dilma insiste e tenta convencer senador Vital do Rêgo a aceitar convite para Ministério do Turismo


A proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para que o peemedebista aceite compor seu ministério está de pé, e o apelo deve continuar essa semana. Segundo publicações de órgão da imprensa nacional, como Rádio CBN, Correio Brasiliense e Estado de São Paulo, a presidente manterá novamente uma reunião com a cúpula do PMDB nesta segunda-feira (10) para incentivar Vital a aceitar seu convite.

 

Segundo matéria da rádio CBN, Dilma avisou ao PMDB que vai fazer a reforma ministerial sem o aval do partido, caso a bancada do PMDB na Câmara insista em não apresentar nomes. Ela vai conversar novamente com o vice-presidente nesta segunda, com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do senador Eunicio Oliveira, cotado para assumir um novo ministério para o PMDB. O líder peemedebista na Câmara, Eduardo Cunha, chegou a dizer via twitter que iria repensar aliança com PT.


 Dilma pediu para que Temer convença Vital a aceitar o Ministério do Turismo


Na reunião de ontem à noite (09) Dilma ofereceu novamente o Ministério do Turismo para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Nem mesmo as ameaças de Eduardo Cunha surtiram efeito. A estratégia de Dilma consiste em isolar Cunha e tirar a vaga do Turismo da zona de influência da bancada da Câmara, passando a cadeira para um nome do Senado. Temer se comprometeu a consultar os dirigentes do partido.

 

A ideia da presidente é nomear o senador Vital para o Turismo, na vaga de Gastão Vieira – deputado licenciado do PMDB que deixará o posto para concorrer a novo mandato – e deixar o Ministério da Agricultura sob comando de um apadrinhado de Temer. Na última sexta-feira, o vice presidente Michel Temer ligou para Vital comunicando a pretensão da presidente Dilma de nomeá-lo ministro do Turismo.

 

Na reunião com Temer, Dilma voltou a oferecer o Turismo ao paraibano Vital do Rêgo. Embora a proposta não seja nova, a tendência do partido, agora, é manter a aliança com Dilma e evitar mais conflito. A presidente chegou a pedir ao vice-presidente Temer que convença Vital a aceitar o Ministério, pacificando, assim, o PMDB.

 

O Correio Brasiliense publica hoje (10) que a oferta do Ministério do Turismo a Vital foi repetida ontem (09). “Os deputados, que já estavam insatisfeitos, entenderam que perderiam mais espaço no governo. Cunha reuniu outros descontentes com a articulação política do Planalto e criou o ‘blocão’ para marcar posição na Casa”, disse o jornal, referindo-se à reação da Câmara à insistência da presidente em nomear Vital.

 

Vital do Rêgo tem evitado comentar sobre os últimos acontecimentos e o convite para o Ministério, feito formalmente pelo vice-presidente Michel Temer, a pedido de Dilma, para resolver o impasse. Segundo Vital, o assunto é “partidário” e tem sido debatido pelos líderes do PMDB. Esta semana a imprensa nacional publicou que Vital declinou do primeiro convite para o Ministério do Turismo, em nome da unidade do PMDB e da boa relação dos senadores com a Câmara, já que a pasta do Turismo é da cota dos deputados federais e o PMDB, quando indicou Vital para um futuro ministério de Dilma, pleiteava uma nova pasta para a legenda.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing