....
....
10/03/2014

Auditoria do Tribunal de Contas aponta fraco desempenho do Orçamento Democrático de Ricardo Coutinho


Uma das chamadas ‘vitrines’ do governo socialista na Paraíba, o programa ‘Orçamento Democrático’, está sendo colocado em xeque. A constatação foi feita através dos balanços orçamentários enviados pelo Governo do Estado ao Tribunal de Contas da Paraíba – TCE-PB, referentes ao que foi proposto e executado no ano de 2012. Os dados comprovam que, no caso do OD, há muito mais mídia do que efetiva liberação de verbas e execução de ações.

 

De acordo com a auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba, menos de um terço das obras públicas referentes ao Orçamento Democrático proposto para o ano de 2012 foram realizadas. O valor empenhado no referido exercício foi de R$ 892.678 mil, ou seja, apenas 56,71% do orçamento democrático foi efetivamente realizado.


 O Orçamento Democrático estadual é uma das vitrines do governo Ricardo Coutinho


Os dados foram divulgados na coluna da jornalista Aline Lins, do Jornal da Paraíba. O Orçamento Democrático, segundo tem dito o governador Ricardo Coutinho (PSB), é um instrumento de investimento público efetivo do governo estadual nos municípios, independente de posição política do prefeito que esteja no comando da cidade.

 

De acordo com o governador, graças ao Orçamento Democrático a Paraíba tem tido a possibilidade de investir em políticas públicas que contribuem para reduzir o fosso social existente entre os 223 municípios paraibanos. Porém, de acordo com a auditoria do TCE-PB, esse ‘instrumento’ não tem cumprido o seu papel de forma plena.

 

Do Blog Carlos Magno, com Jornal da Paraíba