....
....
21/06/2018

Paraíba atinge meta de vacinação contra gripe, mas campanha prossegue até sexta-feira


A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe chega ao fim com a Paraíba entre os oito estados brasileiros que conseguiram atingir a meta de 90% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ao todo, já foram aplicadas aproximadamente 823 mil doses. Pessoas dentro do perfil dos grupos prioritários devem se vacinar até a sexta, dia 22 de junho.

Para a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras, o cumprimento da meta e da homogeneidade vacinal deve-se ao esforço conjunto de todas as equipes que atuam na Secretaria de Estado da Saúde (SES), na área da vigilância. "Não só na sede, como também nas gerências regionais. O trabalho da secretaria é monitorar e acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido por todos os municípios da Paraíba para que a gente consiga alcançar a meta em todos os locais", afirmou.



Claudia ressaltou ainda a satisfação com o resultado da campanha. "A gente fica muito feliz em saber que nosso trabalho teve o resultado esperado. Atingir a meta dessa campanha da vacinação contra a influenza que tem, inclusive, uma sazonalidade, que pode levar a muitas complicações por agravos de doenças como a influenza e as complicações nos grupos que são considerados de maior vulnerabilidade, de maior risco, é uma conquista importante para a secretaria", comentou.

Entre os grupos prioritários, o de menor cobertura, na Paraíba, continua sendo o das crianças, com 80,30% de alcance. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, Isiane Queiroga, a falta de conscientização dos pais é o que mais preocupa. "É muito importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados e atualizar a caderneta de vacinação", alertou.

Influenza

Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas