....
....
25/06/2018

Neymar entra em rota de colisão com a Globo após críticas: emissora emitiu até nota para dizer que pode criticar quem quiser


O atacante Neymar entrou em rota de colisão com a Globo em meio à disputa da Copa. O estopim foram as críticas, principalmente do narrador Galvão Bueno, após os dois primeiros jogos, o que levaram até o pai do jogador a tentar colocar panos quentes.

Em nota, a assessoria da Globo afirmou que "narradores e comentaristas têm liberdade para citar ou comentar qualquer lance do jogo". Em nota, completou: "As análises, assim como toda a cobertura da Globo, são feitas de maneira imparcial e sem distinção entre os jogadores". Procurado, Neymar não respondeu às perguntas da reportagem.

Não é a primeira vez que Neymar entra em conflito com o principal profissional da Globo durante a disputa de um torneio importante.



Em 2016, depois de dois empates na Olimpíada do Rio, o atleta se irritou com Galvão e parou de falar com a imprensa. Deu a volta por cima e levou o ouro, desabafando no fim: "Vocês vão ter que me engolir", disse o jogador, após vencer a Alemanha nos pênaltis, no Maracanã, na final.

A posição é idêntica à adotada agora, na Rússia. Depois de fazer o segundo gol contra a Costa Rica, Neymar deixou a arena calado. "Hoje, não", respondeu, ao receber pedido de entrevista no estádio.

Ao mesmo tempo, postou em rede social um desabafo, onde menciona que "falar, até papagaio fala". O jogador é fã do piloto brasileiro Ayrton Senna, que se referia ao narrador Galvão Bueno como "papagaio" - eles mantinham relação de amizade.

Neste Mundial, o profissional da Globo disparou críticas ao camisa 10, assim como o comentarista Casagrande. O ex-jogador Juninho Pernambucano entrou na polêmica. Ex-comentarista do Sportv, ele notou como Galvão não parava de falar de Neymar durante a partida.

"O cara passa o jogo criticando o Neymar, culpando até pelo pênalti sofrido. Agora quer elogiar. Galvão não para, é intocável. Faz todo mundo detonar o cara, depois do gol quer mudar. Isso sempre foi assim. Neymar é monstro e não é obrigado a arrebentar sempre", disse Juninho, em uma rede social.

Ao longo da partida, Galvão criticou o que viu como um "gesto artístico" de Neymar durante pênalti que foi marcado pelo árbitro, mas acabou anulado com ajuda do vídeo.

Casagrande também falou sobre Neymar durante a partida. E o ex-jogador possui rixa antiga com o estafe do atual camisa 10. Há alguns meses, ele chamou Neymar de "mimado" e irritou o pai do jogador. "Abutre", respondeu o empresário nas redes sociais.

Na época, Casagrande recebeu um recado de um superior da emissora: foi avisado que tinha respaldo para falar o que bem entendesse. Mas o "aviso" foi entendido internamente de forma contrária, como uma ameaça velada, já que ninguém antes havia dito ao ex-atacante nada parecido sobre seus comentários.

Em paralelo à rusga de Casagrande e Neymar pai, uma reaproximação com a emissora vinha sendo costurada. O principal contato do empresário com o jornalismo da Globo é um produtor com quem tem boa relação desde o começo da carreira do filho.

Em 2014, quando mantinha exclusividade com a emissora, em contrato revelado pela Folha de S.Paulo no começo do ano, era esse produtor que Neymar pai mandava seus assessores procurarem para reclamar, ou sugerir, sobre pautas da TV Globo. Algumas vezes, o produtor avisava, inclusive, que não tinha patente para atender alguns desses pedidos.

O jogador e seus representantes viveram período conturbado com a Globo por mais de um ano, após a Olimpíada. Nesse meio tempo, foram diversas visitas ou iniciativas junto aos principais concorrentes da emissora, como Record, SBT e Fox. A proximidade da Copa fez o pai do jogador e a TV conseguirem uma trégua, e o camisa 10 voltou a ser figura assídua na tela. Desta vez, sem nenhum acordo formalizado no papel.

Desde então, Neymar participou de especiais de Copa da Globo, como do apresentador Luciano Huck e o Esporte Espetacular, além de entrevistas. A reaproximação foi vista internamente como uma vitória, mas teve um preço: Casagrande teve que se policiar sobre as críticas ao jogador.

Mas o clima de paz durou 180 minutos de futebol ruim de Neymar, que foi criticado pela imprensa nacional e se irritou. O atacante desabafou em rede social, assim como seus amigos que o acompanham no Mundial, os chamados "parças". Gil Cebola, Joclécio e outros atacaram o que chamaram de "antis" em suas postagens no Instagram, logo após a vitória contra a Costa Rica. Um deles, inclusive, marcou Galvão Bueno nas postagens.

Neymar pai não viu com bons olhos o desabafo do filho e dos amigos. A avaliação é que não é o momento para isso, pois o jogador precisa do apoio popular, e não criar um novo "nós, contra eles", como foi na época da Olimpíada. Preocupado, o pai do jogador procurou a Globo neste último fim de semana.

A atitude de Neymar pai foi uma forma de propor a trégua entre o filho, os amigos e o Grupo Globo. O empresário está no mesmo hotel que a seleção brasileira em Sochi e vem tentando blindar o filho das críticas exteriores, que chega a ele por meio dos amigos e das redes sociais. Com informações da Folhapress.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas