....
....
02/07/2018

Falta de sono e noite mal dormida aumentam desejo por salgadinhos, doces e gordura, aponta estudo


Um experimento que submeteu voluntários a noites mal dormidas mostrou que a privação de sono aumenta a propensão das pessoas ao vício em alimentos nocivos - com excesso de sal, açúcar ou gordura.

Os autores do trabalho, da Universidade de Chicago, mostraram que a falta de sono provoca a proliferação de endocanabinoides, moléculas naturais presentes no sistema nervoso humano que se parecem com o THC, o princípio ativo da maconha.

Como os endocanabinoides atuam no cancelamento da sensação de saciedade, sua proliferação acaba por provocar fome. A privação de sono, então, funciona de maneira semelhante à chamada "larica", a fome súbita que usuários de maconha costumam experimentar.



Para investigar esse efeito, os cientistas recrutaram 14 voluntários para o experimento de privação de sono e monitoraram seu sangue para os níveis de 2-AG -- uma molécula endocanabinoide com envolvimento especial na regulação da forme.

Durante quatro dias, os participantes do experimento comiam iguais porções de café da manhã, almoço e jantar, mas foram separados em dois grupos de acordo com o sono. Um dos grupos podia dormir até 8 horas e meia por noite, outro apenas 4 horas e meia.

O nível de 2-AG no sangue dos voluntários mal dormidos, ao final, foi cerca de 33% maior. Isso acabou culminando também em um consumo maior de alimentos nocivos.

No quarto dia, os cientistas ofereciam aos voluntários um conjunto variado de petiscos e aperitivos. Aqueles que estavam sob privação de sono comeram uma quantidade muito maior de biscoitos, batatas chips e balas - os itens menos saudáveis -, resultando em um consumo de calorias 50% maior do que os voluntários com sono em dia.

"Descobrimos que a restrição ao sono amplia um sinal que pode intensificar o aspecto hedônico da ingestão de comida, o prazer e a satisfação obtidos com a alimentação", afirmou Erin Hanlon, uma das líderes do estudo, em comunicado à imprensa. Um estudo sobre o experimento foi publicado na revista científica "Sleep" - Bem Estar.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas