....
....
12/07/2018

Após bom período de chuvas, Paraíba tem 37 açudes em observação e 18 em situação critica


Levantamento feito com base nos últimos volumes registrados em mananciais da Paraíba mostra que o estado ainda está com 18 açudes em situação crítica e outros 37 em observação, mesmo após a passagem do período de chuvas. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), responsável pelo monitoramento dos açudes.

Segundo a Aesa, os 18 açudes que estão em situação crítica são aqueles que estão com menos de 5% da capacidade total. Dependendo do tamanho do açude, esse percentual pode indicar que a água já não está própria para o consumo. Já os 37 açudes que estão em observação são aqueles que estão com menos de 20% do volume total.



A Paraíba tem 127 açudes monitorados pela Aesa. Entre estes, apenas cinco estão sangrando, ou seja, com mais de 100% da capacidade. São os açudes Araçagy, em Mamanguape; Gramame; Olho D?água, em Maru; Pitombeira, em Alagoa Grande; e o São Salvador, em Sapé.

De acordo com a Aesa, os períodos chuvosos da Paraíba ocorrem geralmente no primeiro semestre, dependendo da região. "Na região do Sertão e do Cariri, o período de chuvas já passou. Então a ocorrência de chuvas fora desse período depende de outras variações", explica a meteorologista Marle Bandeira - Radar Sertanejo.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas