....
....
14/07/2018

Startups representam a Paraíba no desafio Like a Boss 1 UP, do Sebrae, em Florianópolis


Dois irmãos e o sonho de empreender. Jefferson e Jackson Araújo sempre aprenderam cedo a caminhar juntos. De família humilde, os irmãos nasceram no sertão da Paraíba e perderam seus pais muito jovens, desde então, seguiram unidos pela mesma estrada, marcada pelas tentativas de empreender com pequenos negócios locais.

A trajetória de sucesso começou a se desenhar quando ambos conseguiram cursar o Ensino Superior na área de tecnologia. Jefferson em sua primeira experiência com startup e produto próprio, foi protagonista do desenvolvimento de uma inovadora plataforma de monitoramento de dados nas redes sociais.

O negócio não alavancou, mas proporcionou o aporte necessário para que surgisse a empresa Kaztor Tecnologia. Em 2016, a startup foi selecionada no edital Sebrae de Inovação e recebeu um investimento para a execução do projeto. Em 2017, ficou entre as 100 finalistas do maior programa de aceleração de negócios inovadores da América Latina, o Inovativa Brasil, ficando entre as 11 do Nordeste e sendo a única representante da Paraíba.



Depois de toda essa jornada e de muitas mentorias com o apoio do Sebrae, a Kaztor é hoje é uma das participantes do Desafio Sebrae Like a Boss 1 UP. O projeto que os irmãos vão apresentar é o Showkase, que está se destacando no cenário nacional como uma plataforma de vitrines virtuais voltada para o mercado varejista.

"Nossa ideia é ajudar os empresários que precisam garantir sua presença digital através de uma vitrine bonita e responsiva, atraindo o consumidor através de promoções e recompensas. O cliente vai na vitrine da loja (virtual), pega o cupom-desconto, vai na loja física, utiliza o benefício e, por consequência, conhece outros produtos dessa empresa", explica Jefferson.

Além da Kaztor, outra startup que vai representar a Paraíba no desafio é a Integra Home Care, com o serviço Watchin. A idealizadora do projeto, Carolina Candeias, conta que a ideia surgiu após um episódio familiar. "A ideia veio de um fato que aconteceu com minha mãe em 2016. Ela tem diabetes e desmaiou sozinha em casa e ficou desmaiada por oito horas, até conseguir entrar em contato comigo para pedir socorro", conta.

Foi a partir desse fato que Carolina, que é odontóloga e especialista em saúde pública, resolveu pensar em uma solução que unisse tecnologia - através de uma ferramenta para coletar os dados de saúde dos usuários, como pressão arterial, oxigenação, batimentos cardíacos, período de sono - e serviço de saúde, com profissionais para analisar as informações e manter o usuário cada vez mais saudável.

"O Watchin nasceu durante o programa de pré-aceleração na Fundação Getúlio Vargas, foram 500 inscritas no país, 30 mulheres selecionadas e eu fui a única nordestina do grupo. Nosso objetivo é vender esse serviço para um público-alvo entre 40 a e 60 anos, atingindo o Brasil inteiro. Até 2023 esperamos ter uma base de cerca de 100 mil usuários", afirma. Ainda segundo Carolina, a parceria com o Sebrae, através do StartPB, começou em um evento em Campina Grande e foi essencial para o desenvolvimento do projeto.

Desafio Sebrae Like a Boss 1 UP

O Desafio Sebrae Like a Boss reúne, no estande do Sebrae na Startup Summit, que acontece nos próximos dias 12 e 13 em Florianópolis - Santa Catarina, representantes de startups de todas as regiões do país, que irão apresentar seus projetos em pitchs de até três minutos para uma banca formada por investidores de diferentes aceleradoras e fundos de investimento.

"É um desafio que tem se consolidado como uma das maiores competições de startups do Brasil. Uma vitrine onde a gente conhece um pouco mais do que as startups estão produzindo no país e um momento muito importante para estes empreendedores, pois representa a oportunidade de exposição de suas ideias e ampliação da visibilidade de seus negócios", disse a gestora do StartPB do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo.

Segundo a gestora, o programa StartPB incentiva e apoia o desenvolvimento desses empreendedores de startups na Paraíba desde a fase inicial até a operação, com uma metodologia de aceleração, provendo capacitação, mentoria qualificada e acompanhando esse processo inicial que é o mais difícil no desenvolvimento das empresas.

A seletiva da Startup Summit faz parte do processo de definição das finalistas que irão para o CASE, maior evento de startups da América Latina, marcado para novembro, em São Paulo - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas