....
....
19/03/2014

Senador Vital confirma início de operação do ILS do aeroporto de Campina Grande para o dia 3 de abril


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu comunicado do Ministério da Defesa informando sobre o início da operação do equipamento ILS no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, a partir do dia 3 de abril. Segundo documento endereçado ao gabinete do senador, o ILS começará a operar com sua capacidade reduzida, devendo ser ampliada até chegar aos 100% assim que a Prefeitura de Campina Grande proceder solicitações feitas pelo órgão para adequações da pista de pouso do aeródromo.

 

Vital disse que, de acordo com informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA do Comando da Aeronáutica, a ativação do Sistema de Pouso por Instrumentos – ILS do Aeroporto João Suassuna a partir do dia 3 de abril ocorre “em função da distribuição aos usuários e entrada em vigor dos procedimentos de navegação aérea balizados pelo equipamento em tela (ILS)”.


 Após anos de tentativas, finalmente o ILS se torna realidade no Aeroporto de Campina Grande


O Departamento informou ao senador que a partir do momento em que as obras de ampliação do aeródromo solicitadas pelo Comando da Aeronáutica à Prefeitura de Campina Grande forem concretizadas, o ILS, que inicia sua operação com capacidade operacional reduzida, ampliará essa capacidade, até atingir os 100% de operação.

 

“Devido às ações para a adequação da infraestrutura aeroportuária daquele aeródromo para operação de precisão Categoria I não estarem concluídas, o ILS entrará em operação com capacidade operacional reduzida, na medida em que apenas o Localizador será disponibilizado aos usuários”, afirma trecho do documento enviado ao Senador, informando também que, com as adequações feitas, o ILS terá autorização para a “Operação por Precisão” no aeroporto.

 

Articulador para a conquista do ILS para o Aeroporto de Campina Grande, Vital do Rêgo disse que este é um momento importante para a cidade, pois o início da operação do ILS, mesmo em capacidade de operação reduzida, significará a possibilidade de ampliação dos voos e, consequentemente, um fator adicional para o fortalecimento do turismo e da economia de Campina e região.

 

Ele disse que ficará na expectativa para que a Prefeitura efetue logo as obras de adequação do aeródromo, visando proporcionar a utilização do ILS em capacidade operacional plena. “Desta forma, teremos o pleno uso deste equipamento que, durante anos, foi pleiteado por Campina Grande. Esse trabalho junto aos órgãos da aviação civil brasileira eu iniciei desde quando assumi o mandato de deputado federal e, graças a Deus, mesmo com a demora, conseguimos obter êxito”, destacou o parlamentar.


Do Blog Carlos Magno, com Assessoria