....
....
23/07/2018

Luana: 18 anos, mais de 20 passagens pela polícia, líder de quadrilha de assaltantes e tida como extremamente perigosa


Apontada pela Polícia Militar como líder de grupos de roubo de carro e de alta periculosidade, Luana Alencar de Oliveira, de 18 anos, voltou a ser presa em Goiânia, após um assalto a uma mulher com um bebê, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Em um vídeo, ela confessa ter 20 passagens policiais.

"Tenho mais de 20 passagens, roubo, tentativa de latrocínio [roubo seguido de morte], tentativa de homicídio, latrocínio consumado. Fui roubar uma mulher, ela reagiu e dei um tiro na cara dela", diz a jovem no vídeo. O G1 não conseguiu localizar a defesa de Luana até a publicação desta reportagem.



A jovem foi presa pelo Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) no Anel Viário, em Goiânia, após perseguição policial. Segundo os policiais, ela tinha acabado de roubar um HB20 no Setor dos Afonsos, quando a motorista saía de um prédio com a filha, de 2 anos. A jovem dirigia o automóvel e estava junto com Fernando Augusto Silva Chafas, de 18 anos.

"A equipe do Giro visualizou o HB 20 roubado, deu ordem de parada, ela evadiu, bateu em cerca de 10 carros, jogou o carro contra as motos dos policiais e só parou quando o carro dela estragou", detalhou o subcomandante do Giro, tenente Johnathan Andrade.

A vítima contou à TV Anhanguera que foi ameaçada por Luana. "O tempo todo ameaçando, para eu não gritar porque, senão, iam me matar e matar minha filha", relatou a dona do carro. De acordo com Andrade, ela coordena os crimes. "Ela reúne os grupos para cometer crimes e exerce a liderança, ela toma frente, dirige os carros, é extremamente perigosa", afirma o tenente.

Luana foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde o caso foi registrado. Segundo a PM, além de roubo, ela foi autuada por receptação, pois também estava com um celular roubado no fim de semana.

A jovem está detida na carceragem do 14º Distrito Policial de Goiânia. Apesar de a prisão ter ocorrido na capital, a investigação ficará a cargo do 2º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, responsável por apurações na área em que o carro foi roubado.

Histórico de Violência

Ao ser presa, os policiais gravaram o vídeo em que Luana confessa a autoria de 20 crimes. No entanto, a assessoria de imprensa da Polícia Civil listou seis passagens. O tenente explicou que a diferença se dá porque os atos foram cometidos quando ela era menor de idade e a maioria está em segredo de Justiça. "Ela não mostra arrependimento, é fria, fala das 20 passagens como se tivesse orgulho", diz Andrade.

Conforme os registros disponíveis, a primeira vez que Luana foi levada a uma delegacia foi em novembro de 2016, por ameaça, em Goiânia, quando ela tinha 16 anos. Menos de um ano depois, em setembro de 2017, ela voltou a ser apreendida. Desta vez, por roubo de veículo em Aparecida de Goiânia.

Já em 8 outubro de 2017, Luana e dois homens foram apreendidos após terem sido flagrados roubando o carro de um delegado em Goiânia, no dia 5 daquele mês. Câmeras de segurança registraram a ação.

Em um vídeo gravado no momento da apreensão, ela confessa a participação e diz que abandonou o veículo, meia hora depois, por ter constatado que a vítima se tratava de um delegado por meio de documentos e de uma arma que estava no automóvel.

Dois dias após o assalto ao investigador, Luana tentou roubar o carro de uma mulher e atirou contra a vítima. A mulher baleada sobreviveu. Mais uma vez, câmeras de monitoramento filmaram a ação da jovem. Como era adolescente, Luana ficou internada em um centro para menores infratores. Ela deixou a unidade em maio de 2018 - G1.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas