....
....
22/03/2014

Vital destaca ampliação de verbas para a Saúde, durante Encontro Nacional de Conselhos de Medicina


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou nesta sexta-feira (21) do I ENCMEncontro Nacional de Conselhos de Medicina, no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Durante o evento, ele destacou as proposituras que tratam da saúde pública brasileira, aprovadas no ano passado, ou que tramitam atualmente no Congresso Nacional, despertando o interesse da classe médica.

 

Vital, que estava acompanhado da Deputada Federal Nilda Gondim (PMDB-PB) detalhou algumas conquistas proporcionadas pelo Congresso Nacional na área de Saúde, fruto de sua atuação política – direta ou indiretamente – a exemplo do programa Saúde Mais Dez, da ampliação das verbas para a Saúde, da Lei dos Royalties, que garantiu 25% da parcela dos royalties para a Saúde; e do Orçamento Impositivo, que prevê 50% das emendas para a Saúde Pública.


 Vital do Rêgo participou do evento na qualidade de Senador e também de Médico


“Na Comissão Mista de Orçamento, na Comissão de Assuntos Sociais ou mesmo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado tivemos uma participação decisiva, sempre lado a lado com a classe médica. No Congresso, a arte não é a do ideal, mas a do possível e temos buscado atuar com equilíbrio, tranquilidade, para sempre buscar o possível que seja melhor para o país”, afirmou o senador paraibano.

 

Ele disse que o ano de 2013 não foi fácil para se garantir algumas conquistas. “Tivemos algumas batalhas perdidas, como no caso do Ato Médico. Mas também tivemos vitórias, como o avanço do Orçamento Impositivo, a destinação das verbas para a Saúde nos Royalties e estamos engatinhando com a proposta que prevê 10% das receitas brutas para a Saúde Pública”.


 Senador Vital do Rêgo e deputada Nilda Gondim com participantes do I ENCM


Vital disse ser importante que os Conselhos de Medicina estejam sempre presentes, acompanhando a votação de matérias importantes para a classe, e se colocou à disposição para acolher as representações estaduais e o Conselho Nacional na tramitação, por exemplo, da Lei de Responsabilidade Sanitária, que foi aprovada na CCJ do Senado e está tramitando na Câmara.

 

“Aproveito para pedir o empenho da deputada Nilda Gondim, que também participa deste evento e que tem destacada atuação na Comissão de Seguridade Social e Família, da qual é integrante”. Vital e Nilda Gondim foram recebidos no evento pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Ávila; pelo presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba – CRM-PB, João Medeiros; e por representantes dos diversos conselhos regionais.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria