....
....
23/03/2014

Pe Márcio lembra encontro de Jesus com samaritana e diz que humanidade precisa da “água viva” que Ele oferece


O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e pároco a Catedral de Nossa Senhora da Conceição comentou na noite deste sábado (22), durante a Santa Missa celebrada dentro do período da Quaresma, que a humanidade tem necessidade da ‘água viva’ que Jesus oferece. Porém, de acordo com o padre, continuamos a procurar a água que sacia a sede, mas não de forma permanente.

 

Ele leu o Evangelho do domingo, que fala do encontro de Jesus com a samaritana, à beira de um poço. A samaritana queria água e Jesus ofereceu-lhe a ‘água viva’, para que ela não mais precisasse ter sede. Fazendo uma comparação com os dias atuais, Pe Márcio lembrou que nós, hoje em dia, continuamos a procurar a mesma água e, muitas vezes, acabamos por rejeitar a que o Senhor nos oferece.


 Padre Márcio Henrique, pároco da Catedral de Campina Grande


Pe Márcio iniciou a homilia lembrando que é pelo Batismo e pela Eucaristia que “entramos misteriosamente na Páscoa do Senhor”. Segundo ele, a samaritana representa “os povos não judeus, pagãos, que vivem sedentos, procurando uma água que não sacia”. Pe Márcio disse ser muito fácil para nós, cristãos, entender o que isso significa.

 

“É fácil meditar isso. Basta lembrar as vezes que procuramos a água que não sacia. Quantas vezes procuramos a água que parece que saciou, mas não saciou plenamente: a droga, o sexo, a libertinagem, o consumismo, o dinheiro, a ciência sem ética. Volta-se sempre a esse povo para beber da mesma água, mas esta água, das facilidades da vida, não sacia a nossa sede”, disse o pároco da Catedral.

 

Citando a Bíblia, Pe Márcio lembra trecho que afirma: “Se conheceis o dom de Deus, não tereis mais sede”. Segundo ele, o dom de Deus é o Espírito Santo. “Essa magia eterna é o dom de Deus, que é o Espírito Santo”. Ele pede para que façamos como a samaritana. “Devemos dizer como a samaritana disse: Senhor, dá-me dessa água”, que, segundo ele, só pode ser recebida através do Batismo”.

 

Porém, Pe Márcio disse que, para receber a ‘água viva’ é necessário se penitenciar. “Falar dessa água viva é falar do Espírito Santo e beber dessa água viva e receber o Espírito Santo. Ninguém pode beber dessa água se não passa pelo perdão do Espírito Santo. Por isso Jesus manda a samaritana buscar o marido. Ela não tinha marido, era adúltera. Jesus sabia, foi uma provocação de Jesus para ela se penitenciar”.

 

Ele lembrou que todo aquele que quer beber dessa água tem que se reconhecer indigno, pecador. “Por isso a Quaresma, momento para que façamos esta reflexão”. Pe Márcio lembra que, no Evangelho, Jesus diz que a salvação vem dos judeus, porque Ele veio dos judeus. “Somente em Jesus há a salvação, sobretudo nos sacramentos da igreja”.

 

Resumindo a análise do Evangelho, Pe Mácio diz que ele é uma catequese do Batismo. “Toda a leitura de hoje é uma catequese batismal, para nos lembrar que fomos batizados no Cristo. Nós fomos batizados nesta água viva. Que pena que às vezes estamos sedentos dessa água viva, que muitas vezes procuramos água suja, águas que matam”.

 

Ele finaliza afirmando que, ao experimentar a ‘água viva’, o cristão deve oferecê-la aos demais. “Que esta água viva, uma vez experimentada, nos dê o desejo de sair jorrando, jogando para outras pessoas, como fez a samaritana. Temos que beber desta água e levá-la para outras pessoas também experimentarem”.

 

Do Blog Carlos Magno, com PascomCatedral