....
....
24/03/2014

VÍDEO Fantástico mostra João Pessoa, 9ª cidade mais violenta do mundo e 3ª do Brasil, com “taxa epidêmica de homicídios”


Mais uma vez a Paraíba foi destaque nacional. E negativo, pra variar. Desta vez foi o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, que mostrou João Pessoa como a 9ª cidade mais violenta do mundo e 3ª mais violenta do Brasil. A matéria mostrou que João Pessoa tem uma taxa de homicídios considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde – OMS: são 66 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.


A reportagem mostrou a venda de drogas em frente à Delegacia do Turista, na capital paraibana, sem que os traficantes fossem incomodados. “Ninguém para a ação dos criminosos”, diz o repórter. “O traficante nem se preocupa com a polícia”, complementa ele.


O Fantástico, da Rede Globo, mostrou a violência que envergonha a Paraíba


O repórter mostra que o delegado Francisco Azevedo, no fim do dia, chama dois rapazes, que entram na delegacia. “Um deles é o homem flagrado pela nossa equipe vendendo drogas. Eles entram, ficam três minutos e logo em seguida deixam o prédio para voltar à rotina”, afirma ele. A reportagem diz que só depois que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado foi informada do flagrante é que os traficantes que agiam em frente à delegacia foram presos.


A matéria apresenta uma entrevista com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmando que o Estado já fez muito pela segurança. “Mas a gente reconhece que ainda falta fazer”, diz o titular da pasta da Segurança.


A reportagem também fala da existência de milícias e grupos de extermínio formados por policiais, que atuam em João Pessoa. O programa teve acesso a inquérito da Polícia Federal e a gravações de conversas de policiais com bandidos. Em uma das gravações, aparece o major da PM Gutemberg Nascimento de Lima negociando uma espingarda.


Veja o vídeo com a reportagem, na íntegra:



Do Blog Carlos Magno